Prefeitura instala totens inteligentes com câmeras, painéis de LED e reconhecimento facial para reforçar segurança e prevenir alagamentos
“Esse é um totem de monitoramento, não é um totem só para acionar a cancela. Ele monitora o tempo inteiro e o ano inteiro essa via. Tem o monitoramento das placas, o monitoramento visual e também reconhecimento facial. Já a operação das cancelas pode ser feita tanto de modo remoto quanto automático”, explicou o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito Sandro Mabel entregou neste domingo (8/2) os primeiros totens de monitoramento do Complexo Jamel Cecílio, em Goiânia. O sistema, desenvolvido pela administração municipal, reúne câmeras, sensores e inteligência artificial para acompanhar o tráfego, identificar riscos de alagamento e orientar motoristas em períodos de chuvas intensas.

De acordo com o prefeito, os equipamentos funcionam em conjunto com painéis de LED que exibem informações em tempo real sobre as condições da via. “O totem basicamente funciona com um painel de LED grande, que vai dando constantemente informação ao usuário, inclusive no trânsito. Ele também passa informação para a nossa central, enquanto a cancela fecha somente na hora da emergência”, detalhou.
O Complexo Jamel Cecílio recebeu cinco totens, mas a prefeitura prevê instalar 27 unidades em diferentes pontos da cidade, priorizando locais com histórico de alagamentos, como a Avenida 85 e a Marginal Botafogo. “Conforme os piscinões forem ficando prontos, os totens que deixarem de ser necessários serão transferidos para outras regiões”, acrescentou Mabel.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, destacou outras funcionalidades dos dispositivos. “A primeira funcionalidade é a cancela e a segunda é o monitoramento com câmeras que identificam, por exemplo, a altura do veículo e reconhecem as placas com inteligência artificial. Além disso, temos sirenes, iluminação e avisos sonoros que orientam o motorista”, descreveu.
Já o coordenador da Defesa Civil Municipal, Robledo Mendonça, ressaltou o caráter inovador da iniciativa. “Esse sistema é uma inovação e vai ser referência nacional. Já há cidades nos procurando para saber mais informações. Certamente, é algo que vem para somar nas ações de defesa civil”, avaliou.



