“Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho nele, que já começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade de todos os ônibus, e fazem uma programação com inteligência artificial, que mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que todos os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado”, explicou o prefeito.
Prefeito Sandro Mabel inaugura primeiro trecho do sistema no BRT Leste-Oeste, com expectativa de aumento de 30% na velocidade operacional
A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta segunda-feira (19) a operação do primeiro trecho do sistema de metronização no corredor do BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia. A tecnologia, baseada em Inteligência Artificial (IA), tem como principal objetivo sincronizar os semáforos ao fluxo dos ônibus, reduzindo o tempo de parada nos cruzamentos e proporcionando viagens mais rápidas aos usuários.
Durante a inauguração, o prefeito Sandro Mabel destacou os benefícios do novo sistema para a mobilidade urbana da capital. “Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho nele, que já começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade de todos os ônibus, e fazem uma programação com inteligência artificial, que mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que todos os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado”, explicou.
Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a expectativa é que a velocidade média dos ônibus nos horários de pico aumente dos atuais 16 km/h para mais de 21 km/h, alcançando os parâmetros esperados para sistemas BRT. Mabel informou que os trabalhos seguirão agora no trecho entre a Praça da Bíblia e o Terminal Padre Pelágio, com expansão planejada para outros corredores da cidade.
“Tem outros corredores de ônibus que também serão feitos e, dessa forma, vai evoluindo. Então é um investimento contínuo. O transporte coletivo de Goiânia não vai parar, vai melhorar. Vamos voltar àqueles ônibus menores, para que eles possam fazer sob demanda, os antigos citybus. Então, nós iremos fazer para que cada vez mais a pessoa deixe o carro em casa e saia de transporte coletivo. Quanto mais ele deixa o carro em casa, mais o trânsito vai andar”, disse o prefeito.
Próximas etapas
De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o próximo trecho a ser metronizado será o que liga a Praça Cívica ao Terminal Isidória, contemplando o BRT Norte-Sul. A previsão é que essa etapa seja inaugurada em junho.
“É um impacto real no tempo de viagem dos usuários dos BRTs. Começamos com esse trecho agora, é o primeiro trecho que liga o Terminal Novo Mundo ao da Praça da Bíblia. Fizemos o teste, funcionou muito bem, a performance do sistema continua, nós estamos há mais de três semanas nesse processo, e o resultado agora é realmente beneficiar o transporte público. O transporte público é prioridade, o prefeito Sandro Mabel sempre falou sobre isso, e agora estamos entregando a primeira etapa da metronização”, afirmou.
Murilo Ulhôa, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), destacou a eficiência do sistema já nos primeiros dias. “Os passageiros vão fazer viagens mais rápidas, que é o grande objetivo. Com isso, o usuário fica menos tempo possível dentro do ônibus e pode estar mais tempo na sua casa, com a sua família”, declarou.
O que é a metronização
A metronização faz parte de um Termo de Cooperação firmado entre a SET, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a CMTC e o RedeMob Consórcio. A proposta é dar prioridade ao transporte coletivo por meio da sincronização inteligente dos semáforos e da gestão automatizada do tráfego.
Mesmo circulando em faixas exclusivas, os corredores BRT de Goiânia ainda não alcançavam a velocidade média ideal para esse modelo de transporte. A nova tecnologia busca corrigir esse gargalo com o uso de sensores instalados nas vias e nos veículos, que detectam a aproximação dos ônibus e comunicam o sistema de controle semafórico, permitindo que os sinais permaneçam abertos por mais tempo quando necessário.
A implantação da metronização representa um avanço significativo na modernização da mobilidade urbana da capital goiana, integrando tecnologia, eficiência e compromisso com o transporte coletivo.