Encontro no Paço Municipal apresenta potenciais econômicos da capital goiana
Representantes diplomáticos de seis nações do Sudeste Asiático foram recebidos na noite da última quinta-feira (24), no Paço Municipal de Goiânia, pelo prefeito Sandro Mabel. O objetivo foi estreitar os laços entre Goiânia e os países de Camboja, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Vietnã e Timor-Leste, ampliando possibilidades de cooperação nas áreas de educação, turismo, tecnologia, agricultura e pecuária.
Segurança e hospitalidade como atrativos
Durante a apresentação, o prefeito ressaltou os principais diferenciais da capital goiana para atração de investimentos e visitantes internacionais.
.
“O turista asiático que vier a Goiânia será muito bem recebido. Em Goiás, nós temos um índice extremamente baixo de criminalidade, graças ao empenho do governador Caiado com as forças policiais, e Goiânia também é muito rígida com o assunto de segurança pública”.
Afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Mabel também destacou o potencial cultural da cidade para sediar eventos voltados à cultura oriental, além da infraestrutura industrial da Região Metropolitana de Goiânia, vista como um polo estratégico para o desenvolvimento de projetos piloto na área de tecnologia.
Indústria goiana como ponte para negócios internacionais
O chefe do Executivo municipal apontou o interesse das indústrias locais em estabelecer parcerias comerciais com países do Sudeste Asiático. “Nós temos aqui muitas indústrias na Região Metropolitana de Goiânia que têm interesse em ter parceiros que possam agregar tecnologia, trazer novas ideias e também levar os produtos aqui produzidos para os seus países. Portanto, nos agrada muito poder realizar novas reuniões para discutirmos sobre as possibilidades de se empreender em Goiânia e na Região Metropolitana”, destacou.
Repercussão positiva entre representantes estrangeiros
O presidente da comitiva, embaixador do Camboja, Nguon Hong Prak, afirmou estar impressionado com o perfil inovador dos goianienses após visitar a fábrica da JBS na capital. “Isso nos inspirou muito e fez com que eu realmente me sentisse mais aberto para a cooperação multilateral e para a gente conversar mais sobre os projetos, para conversar com a sua equipe e dialogar também com o governo sobre as possíveis parcerias, não somente em termos de agricultura, mas também em termos de combustível, energia sustentável, entre outros temas de relevância”, declarou.
O embaixador de Myanmar, Aung Kyaw Zan, também demonstrou entusiasmo com o encontro. “Estamos esperando algumas propostas e estamos trabalhando também com algumas propostas que já foram colocadas na mesa. Estou muito feliz porque esse dia foi bem abrangente e estou aberto para conversarmos sobre o futuro da nossa cooperação”, comentou.
Já o embaixador da Indonésia, Edi Yusup, reforçou o interesse na consolidação de parcerias comerciais entre Goiás e empresas do país asiático. “Estamos abertos e temos um caminho promissor em termos de comércio de produtos farmacêuticos com as empresas aqui de Goiás”, destacou.
