Prefeitura intensifica serviços para minimizar impactos das chuvas e garantir segurança da população.
Para enfrentar os danos causados pelas chuvas intensas desde o início do ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio do Gabinete de Crise, criou uma força-tarefa entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O objetivo é agilizar a poda e a remoção de árvores comprometidas ou em risco. Os cidadãos podem fazer solicitações diretamente no portal da Prefeitura, informando o endereço e a localização da árvore. A prioridade é atender os pedidos antes da formalização do processo.
A Amma realiza monitoramento contínuo de espécies que interferem na rede elétrica, danificam calçadas ou apresentam risco de queda devido a pragas. De acordo com o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), Goiânia conta com cerca de 950 mil árvores, sendo 47 mil necessitando acompanhamento. Entre as 382 espécies presentes nas vias públicas, a monguba é a mais comum, representando 19%, seguida pela sibipiruna, com 17%. Espécies como ficus, flamboyant e mangueira não são recomendadas para o plantio em vias urbanas.
O gerente de Arborização e Mudanças Climáticas da Amma, Gabriel Tenaglia, enfatiza que a preocupação do Gabinete de Crise, neste período de chuvas e ventos fortes, é preservar vidas e acelerar o atendimento às demandas da população. “Uma vez constatada a saúde das árvores, a autorização de poda ou extirpação é imediata, mediante o preenchimento de um parecer elaborado pela Amma, para em outro momento preparar o relatório”, explica.
Tenaglia também destaca que Goiânia tem registrado precipitações históricas em curtos períodos. “Acima de 70 milímetros, consideramos chuva forte. Com essa precipitação e ventos de 100 km/h, temos uma tempestade, como ocorreu na última semana, ainda que de forma espaçada por regiões”, explica.
Para lidar com essas mudanças climáticas, a prefeitura adota soluções imediatas e também estruturais, investindo em projetos como jardins de chuva, valas e caixas de infiltração para minimizar impactos futuros. Além disso, a Amma orienta os moradores sobre a escolha de espécies adequadas para plantio, priorizando árvores nativas e evitando as exóticas.
Os cidadãos podem acionar a Amma pelos telefones (62) 3524-2121, 3524-2125 ou 3524-2115 para mais informações.
Gabinete de Crise Climática
Criado em 15 de janeiro de 2025, o Gabinete de Crise tem como objetivo implementar medidas de mitigção e resposta rápida às emergências climáticas, sob coordenação da Defesa Civil Municipal. Ele é composto por representantes de 13 órgãos e instituições:
Gabinete do Governador, Gabinete do Prefeito, Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCM), Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Polícia Militar do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e Defesa Civil do Estado de Goiás.
A sede do Gabinete está localizada na Defesa Civil do Estado de Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada, onde é realizado monitoramento climático em tempo real para prevenir e minimizar os impactos de eventos extremos.