A atriz Fernanda Torres foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama neste domingo (5), pelo seu desempenho no longa Ainda estou aqui.
A conquista marca uma vitória histórica para o Brasil, já que é a primeira vez que um ator ou atriz brasileira vence nesta categoria. A atriz competia com nomes renomados como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.
O filme, uma produção original do Globoplay dirigida por Walter Salles, retrata a jornada de Eunice Paiva, uma mulher que passou quatro décadas à procura da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens, durante a ditadura militar brasileira. Interpretada por Torres, Eunice é a mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, que também fez parte da trama.
A vitória é simbólica, pois marca a primeira conquista brasileira desde 1999, quando Central do Brasil, estrelado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Montenegro também faz parte do elenco de Ainda estou aqui.
Ao receber o prêmio das mãos da atriz Viola Davis, Fernanda dedicou a estatueta à sua mãe, Fernanda Montenegro: “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Ela esteve aqui há 25 anos, e essa é uma prova de que a arte pode tocar as pessoas mesmo em tempos difíceis, como os vividos por Eunice Paiva”, disse emocionada. A atriz também fez um agradecimento especial ao diretor Walter Salles, mencionando o impacto de ambos os filmes em suas carreiras: “Que história, Walter!”, afirmou.
Após a cerimônia, em entrevista à GloboNews, Fernanda comentou sobre a campanha de divulgação de Ainda estou aqui, que foi essencial para sua indicação, destacando o apoio de veículos internacionais como Variety, Collider e Deadline.
O Globo de Ouro 2025 também nomeou Ainda estou aqui na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas o prêmio foi para o francês Emilia Pérez, que liderou as indicações da noite com dez menções.

Rumo ao Oscar
O Globo de Ouro é amplamente reconhecido como um termômetro para as premiações do Oscar, e a vitória de Fernanda Torres pode aumentar suas chances de receber uma indicação. De acordo com a Variety, a conquista consolidou o lugar da atriz na disputa por outros prêmios importantes. O Oscar será realizado no dia 2 de março de 2025, e as indicações serão reveladas em 17 de janeiro.
Em dezembro, Ainda estou aqui foi incluído na lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional. No entanto, a categoria de Melhor Atriz não possui uma lista prévia, o que deixa as expectativas sobre uma possível indicação de Fernanda Torres para o prêmio em aberto.
Da Redação/Clicknews/G1