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Em vez do pneu estepe, muitos carros agora vêm equipados com kits de reparo 

Administrador by Administrador
16 de abril de 2025
in Geral
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Em vez do pneu estepe, muitos carros agora vêm equipados com kits de reparo 

Pneu estepe mais fino vem sendo trocado por "kits de reparo" (Freepik reprodução)

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Equipamento tradicional está sendo substituído por kits de reparo, mais leves e baratos

Nos últimos anos, os motoristas têm notado mudanças significativas no compartimento traseiro dos veículos. Depois da adoção dos chamados estepes finos – que se assemelham a pneus de bicicleta –, muitas montadoras passaram a eliminar completamente o item, optando por kits de reparo. A decisão levanta uma dúvida comum: por que o pneu sobressalente deixou de ser fornecido em diversos modelos?

A resposta envolve uma combinação de fatores técnicos, econômicos e regulatórios. A Resolução nº 912/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que os veículos devem conter “roda e pneu sobressalentes, macaco, chave de roda e equipamento para remoção de calotas”. No entanto, a exigência foi flexibilizada. Conforme a Resolução nº 913/2022 e regulamentações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a presença do estepe não é obrigatória quando o automóvel estiver equipado com pneus resistentes a furos, conhecidos como run flat, ou com kit de reparo devidamente homologado.

Essa substituição, que já havia ocorrido quando os pneus reservas convencionais foram trocados por versões mais estreitas, agora ganha novo impulso. A principal motivação, mais uma vez, é a redução de custos. Fornecer um kit de emergência em vez de um pneu adicional representa uma economia na linha de montagem.

Tipos de pneus e kits de reparo

Os pneus run flat podem continuar rodando por determinada distância mesmo após serem perfurados, permitindo que o condutor chegue a um local seguro para realizar o conserto. No entanto, esse tipo de pneu também está sujeito a avarias severas, como rasgos, que inviabilizam a condução.

Pneu estepe mais fino vem sendo trocado por “kits de reparo” (Freepik reprodução)

Já os kits de reparo, cada vez mais comuns em veículos compactos e híbridos, consistem em um conjunto que inclui uma sonda para remoção do objeto perfurante, um selante líquido (geralmente à base de látex com compostos plásticos) e uma bomba de ar. Embora eficientes para consertos temporários, os kits não substituem o reparo definitivo e exigem que o motorista circule em baixa velocidade até buscar assistência.

Também há pneus com tecnologia seal, que possuem revestimento interno capaz de vedar automaticamente pequenos furos, dispensando reparos imediatos.

Vantagens para a indústria

Além do impacto positivo sobre o custo de produção, a remoção do pneu sobressalente contribui para a redução do peso do veículo, o que se reflete em menor consumo de combustível e, consequentemente, em menor emissão de gases poluentes. Essa medida também libera espaço no porta-malas – uma vantagem especialmente relevante em modelos com baterias, como os carros híbridos e elétricos.

Com o respaldo da legislação atual, que permite a ausência do estepe mediante justificativa técnica ao Detran, diversas fabricantes têm adotado a mudança como padrão de mercado.

Tags: autos carrosCarrosCTBpneu furadopneu run flar
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