“A nossa educação precisa estar entre as melhores de Goiás. E isso só é possível com união, com um esforço coletivo em cada escola, em cada sala de aula. Ensinar a ler, escrever, entender o mundo, fazer contas. Isso é o que muda o futuro das nossas crianças. E é isso que queremos para os 53 mil alunos da nossa rede”, afirmou Leandro Vilela.
Prefeito Leandro Vilela participou do evento, que reuniu gestores escolares para divulgar resultados e alinhar objetivos para o próximo ano
A rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia consolidou, nesta terça-feira (27), novas metas para o Programa AlfaMais Goiás, com foco no ano letivo de 2025. Durante encontro realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, gestores escolares participaram da apresentação dos resultados da avaliação Saego Alfa 2024 e pactuaram o objetivo de alcançar 614 pontos na próxima edição do exame.
O prefeito Leandro Vilela abriu a reunião destacando o compromisso da administração municipal com a alfabetização na idade adequada e com a valorização do trabalho pedagógico nas unidades escolares. Ele ressaltou a importância da colaboração entre gestores, professores e equipes técnicas para impulsionar os índices educacionais do município, além de parabenizar as escolas que receberam reconhecimento estadual.
Quatro escolas municipais de Aparecida se destacaram pelos excelentes resultados na avaliação Saego Alfa 2024 e foram reconhecidas pelo Governo de Goiás. São elas: Escola Municipal Cora Coralina, Escola Municipal O Pequenino, Escola Municipal Parque Santa Cecília, Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais. A premiação, segundo o prefeito, valoriza o compromisso das unidades com a alfabetização e o ensino de qualidade.
“A nossa educação precisa estar entre as melhores de Goiás. E isso só é possível com união, com um esforço coletivo em cada escola, em cada sala de aula. Ensinar a ler, escrever, entender o mundo, fazer contas. Isso é o que muda o futuro das nossas crianças. E é isso que queremos para os 53 mil alunos da nossa rede”, afirmou Leandro Vilela, ao celebrar o desempenho das unidades premiadas e manifestar a expectativa de que mais escolas aparecidenses figurem entre as melhores do estado no próximo ciclo.
A secretária municipal de Educação, professora Núbia Farias, reforçou que o evento teve caráter tanto de reconhecimento quanto de mobilização. “Hoje foi um momento de apresentação oficial dos resultados de 2024, mas também de pactuação das metas para este ano. Estamos trabalhando com base em uma gestão de resultados, e isso começa com metas claras, planejamento e compromisso. Fazer gestão é zelar pelo direito que a criança tem: o direito à aprendizagem de qualidade”, pontuou.
O Programa AlfaMais Goiás, iniciativa do governo estadual comandado por Ronaldo Caiado, visa assegurar que todas as crianças do estado estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto é estruturado por meio de regime de colaboração entre Estado e municípios, incluindo ações de formação de professores, acompanhamento pedagógico e aplicação de avaliações externas. A rede de Aparecida integra o programa desde 2021.
A avaliação Saego Alfa, realizada anualmente, mede o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, com foco nos alunos dos 2º e 5º anos do ensino fundamental. Os resultados orientam a definição de metas específicas para as escolas e municípios, sendo que aquelas que superam os indicadores estabelecidos são agraciadas com o Prêmio Leia, reconhecimento às boas práticas pedagógicas.
Ao final do encontro, a secretária parabenizou novamente as escolas premiadas e reiterou o compromisso da gestão municipal com a ampliação das ações do AlfaMais, além de reforçar o planejamento de melhorias estruturais. “Estamos com planejamento para alcançar ainda mais avanços em 2025. Vamos seguir juntos, com metas claras e foco no direito à aprendizagem de todas as nossas crianças”, concluiu Núbia Farias.