Governador afirma que Estado é o principal parceiro da empresa no país e discute novas iniciativas com base na política estadual de inteligência artificial.
O governador Ronaldo Caiado destacou nesta quinta-feira (12), em Brasília, a posição de destaque de Goiás no cenário nacional de inovação e tecnologia durante encontro com o vice-presidente de Políticas Públicas da Meta para a América Latina, Pedro Lessa, e outros executivos da companhia. A reunião teve como foco o fortalecimento de parcerias entre o governo estadual e a empresa, controladora das plataformas WhatsApp, Facebook e Instagram, a partir da recém-sancionada Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA).
“Goiás é o maior parceiro da Meta entre os estados”, afirmou Caiado, ao enfatizar o impacto positivo da cooperação entre o poder público e a iniciativa privada. “É uma parceria de sucesso. Já são várias as secretarias que utilizam a plataforma deles e, com isso, Goiás está avançando enormemente na área de tecnologia”, acrescentou.
Ferramentas com IA já operam no serviço público estadual
A tecnologia desenvolvida pela Meta tem sido aplicada em diversas iniciativas do Governo de Goiás, especialmente por meio da Llama, família de modelos de linguagem (LLM) e modelos multimodais (LMM) de código aberto criada pela MetaAI. As ferramentas são utilizadas tanto por servidores quanto pela população em geral.
Entre os exemplos citados estão o Expresso, assistente virtual que facilita o acesso da população a informações sobre serviços estaduais; o GAL – Chat Goiás Social, canal de atendimento sobre programas sociais; e a EvAChat, desenvolvida pela Subsecretaria de Governança (SGG) como apoio à tomada de decisões na administração pública.
De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, Goiás é referência nacional em digitalização de serviços. “Goiás é o estado com maior número de serviços digitalizados. Uma coisa é estar digitalizado, outra é o canal de comunicação a ser usado”, declarou.
Novas soluções em desenvolvimento e apoio institucional
A Subsecretaria de Governança trabalha no aprimoramento de ferramentas como a EvA – Gestão de Riscos de Projetos e a EvA – Copiloto de Gestão de Projetos. Ambas têm como finalidade auxiliar os gestores públicos desde a elaboração até a execução e monitoramento de políticas, incluindo a avaliação de riscos.
A legislação goiana que institui a Política Estadual de Inovação em IA, sancionada em maio, prevê apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas aos setores público e privado. Entre os segmentos prioritários estão saúde, agronegócio, indústria 4.0 e modernização administrativa.
Durante a reunião, Pedro Lessa elogiou os avanços promovidos pelo governo goiano: “O que Goiás está fazendo é incrivelmente inovador e é o caminho para o futuro”.
Presenças na reunião e próximos passos
O encontro também contou com a participação dos diretores da Meta Kaliana Kalache e Murillo Laranjeira; do gerente de Políticas Públicas responsável pela interlocução com governos, Mário César Vilhena; e do subsecretário de Tecnologia da Informação da SGG, Marcio Cesar Pereira.
A reunião reforça o alinhamento entre o Governo de Goiás e grandes players do setor de tecnologia, em um momento em que a regulamentação e o incentivo à inteligência artificial ganham destaque no debate público. Para o leitor interessado no tema, vale acompanhar o projeto de regulamentação da IA no Brasil e as diretrizes internacionais da OCDE sobre inteligência artificial.