Vice-governador é visto como nome mais competitivo e deve herdar capital político de Ronaldo Caiado
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), desponta como o principal nome na disputa pelo Palácio das Esmeraldas em 2026, segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado na sexta-feira (22). Com 26% das intenções de voto, o emedebista aparece à frente do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que registra 22%.
A análise do cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, publicada no jornal O Popular neste sábado (23), destaca que Daniel Vilela já parte de um “piso alto” — expressão usada para indicar que, mesmo ainda pouco conhecido, o vice-governador apresenta desempenho sólido e baixa rejeição. Para Nunes, esse cenário sugere que Vilela tem margem para crescer, enquanto Marconi enfrenta um “teto baixo”, limitado por rejeições acumuladas e derrotas eleitorais recentes.
“Mesmo ainda muito desconhecido, Daniel Vilela, vice de Caiado, já aparece na frente do ex-governador Marconi Perillo”, afirmou Nunes. Ele atribui o desempenho de Vilela ao apoio do atual governador Ronaldo Caiado (União Brasil), cuja gestão é aprovada por 88% dos goianos. Além disso, 73% dos entrevistados acreditam que Caiado merece eleger seu sucessor.
O cientista político sintetizou o cenário: “Acho que esse resultado revela que o ex-governador Marconi, muito conhecido, parece ter um teto, e o vice-governador, muito pouco conhecido, parece ter um piso alto. E é aí que eles se encontram, um com piso alto, outro com teto baixo.”
Marconi Perillo, que governou Goiás por quatro mandatos, não conseguiu se eleger senador em 2018 e foi derrotado novamente em 2022, quando obteve apenas 19,8% dos votos válidos. A situação se agrava com o enfraquecimento do PSDB, partido que preside, atualmente sem figuras de destaque no cenário nacional e local.
Daniel Vilela deve assumir o governo estadual em abril de 2026, com a saída de Caiado para disputar a Presidência da República. Segundo Nunes, esse período será estratégico para consolidar sua imagem como gestor e ampliar sua vantagem nas pesquisas.
O levantamento da Genial/Quaest foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025, com 1.104 eleitores em 52 municípios goianos. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
