“Um governo criativo, inteligente e responsável, que está trabalhando dia e noite para promover o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Daniel.
Vice-governador reforça compromisso do Estado com o ensino superior durante evento de inclusão de novos bolsistas no ProBem.
A garantia de educação de qualidade está diretamente ligada a um governo “criativo e responsável”, segundo o vice-governador Daniel Vilela. A afirmação foi um reconhecimento à gestão do governador Ronaldo Caiado, que, em suas palavras, “revolucionou o setor e transformou o Estado em referência nacional”. A declaração ocorreu durante a cerimônia de inclusão de quatro mil novos bolsistas no Programa Universitário do Bem (ProBem), realizada na noite de quarta-feira (26/02), no Centro de Convenções de Goiânia.
Com a expansão, o programa alcança até 14.600 bolsas ativas neste semestre. Para Daniel, a iniciativa evidencia o compromisso do Governo de Goiás com a formação acadêmica e o futuro da juventude. “Um governo criativo, inteligente e responsável, que está trabalhando dia e noite para promover o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou. A nova concessão inclui mil bolsas integrais e três mil parciais, com valores que podem chegar a R$ 5.800 para cursos como Medicina e Odontologia. Desde 2019, o ProBem já beneficiou quase 38 mil estudantes em 102 instituições de ensino superior, totalizando mais de R$ 373 milhões investidos.
Regularização e credibilidade
Daniel Vilela também ressaltou que a administração de Ronaldo Caiado reestruturou o programa, sanando problemas herdados de gestões anteriores, que deixaram débitos e comprometeram a continuidade das bolsas. “O governador Caiado, ao assumir o Governo de Goiás, chamou todas as instituições de ensino superior e mostrou a elas a situação fiscal que Goiás vivia. Fez o combinado de um pagamento parcelado das dívidas e, ao mesmo tempo, iniciou um novo programa, que passou a ser pago de forma correta”, lembrou.
Com a normalização dos repasses, o ProBem tornou-se um programa sólido e confiável para estudantes e universidades. “Superamos esse desafio com a capacidade de trabalho e a determinação de Caiado e também com Dona Gracinha liderando o projeto. Conseguimos equalizar esse problema, e hoje temos um governo que é reconhecido, que tem credibilidade e que é até disputado por tantas instituições de ensino aqui do Estado”, afirmou o vice-governador.
Impacto positivo na vida dos estudantes
Além do suporte financeiro, o ProBem também facilita a inserção no mercado de trabalho por meio do Banco de Oportunidades, que já qualificou mais de 25 mil estudantes desde 2019. Para Maria Vitória Silva Santos, aluna de Enfermagem, o programa representa um caminho promissor. “Essa oportunidade é o que eu mais precisava para realizar meu sonho e garantir meu futuro”, disse.
Com um sistema inovador de seleção baseado na análise multidimensional do perfil socioeconômico dos candidatos, o ProBem assegura que as bolsas sejam destinadas a quem realmente necessita. “Nosso Estado foi elevado à condição de referência nacional”, concluiu Daniel Vilela, reforçando que o governo continuará investindo para ampliar as oportunidades educacionais em Goiás.
