Conflito com Tarcísio se intensifica em meio ao debate sobre tarifas americanas
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomou publicamente as críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após um período de distensão política. O motivo do novo embate foi a tentativa de Tarcísio em negociar a redução das tarifas impostas pelos Estados Unidos sem incluir pautas relacionadas à anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai do parlamentar.
A reaproximação entre os dois já havia ocorrido com o apoio de aliados, como o ex-apresentador Paulo Figueiredo, mas voltou a ser desfeita após uma série de medidas judiciais que atingiram diretamente Jair Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, a restrição de comunicação entre pai e filho e o bloqueio de contas de Eduardo.
Troca de indiretas nas redes e em eventos públicos
A cinco dias da implementação do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, Eduardo publicou críticas direcionadas a lideranças que, segundo ele, ignoram o contexto político por trás da medida. “É hora dos homens tirarem os adultos da sala”, escreveu nas redes sociais, em alusão à fala de Tarcísio no evento Expert XP 2025.
Durante o encontro, o governador defendeu que sua articulação com empresários e parlamentares americanos é conduzida “de forma profissional, silenciosa, para ver se conseguimos atenuar esses efeitos”. Ele também afirmou que “a pior agressão à soberania é a divisão interna” e destacou a necessidade de “agir como adulto” para que o país não saia prejudicado.
Relação Brasil-EUA sob disputa de narrativas
Eduardo Bolsonaro também criticou diretamente o governador Ratinho Junior (PSD-PR), que declarou que Donald Trump “não pegou o Brasil para discutir esse assunto por causa de Bolsonaro”. O deputado rebateu alegando que o ex-presidente americano “postou diversas vezes citando Bolsonaro” e que há provas claras de sua intenção de apoiar o ex-mandatário brasileiro.
“Imagino os americanos olhando para este tipo de reação e pensando: o que mais podemos fazer para estas pessoas entenderem que é sobre ‘Jair Bolsonaro, seus familiares e apoiadores’ como expresso na carta, posts e entrevistas de Trump?”, publicou o parlamentar.
Segundo interlocutores próximos, os ataques aos governadores Tarcísio e Ratinho Junior — ambos cotados como possíveis candidatos à Presidência em 2026 — também têm relação com a movimentação política de Eduardo, que mira espaço no mesmo espectro ideológico após a inelegibilidade do pai. As declarações evidenciam uma disputa interna pelo protagonismo da direita no país. (Com Folhapress)