Foram mais de 4,5 milhões de propostas e 11 mil contratos firmados.
Entre sexta-feira (21) e as 18h de domingo (23), mais de 40 milhões de simulações do novo crédito consignado destinado a trabalhadores da iniciativa privada foram registradas, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No total, foram contabilizadas 40.180.384 simulações.
A nova linha de crédito, lançada oficialmente na sexta-feira, tem potencial para alcançar até 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEIs).
Durante o mesmo período, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu 4.501.280 propostas formais de contratação, das quais 11.032 resultaram em contratos efetivados.
O programa, batizado de Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho, foi instituído por medida provisória em 12 de março. Por meio da iniciativa, o trabalhador pode autorizar o compartilhamento de seus dados no eSocial — plataforma que unifica informações trabalhistas — para contratação de crédito consignado com desconto direto em folha de pagamento.
A medida possibilita que mais de 80 bancos e instituições financeiras tenham acesso ao perfil dos trabalhadores para análise de crédito. A partir de 25 de abril, todas as instituições financeiras interessadas poderão oferecer a nova modalidade em suas plataformas digitais.
O objetivo, segundo o governo, é ampliar o acesso ao crédito com juros mais baixos, aproveitando o vínculo formal do trabalhador como garantia de pagamento.