Intervenções modernizam infraestrutura e melhoram circulação
O prefeito Sandro Mabel oficializou, nesta segunda-feira (28), a entrega do Corredor da Avenida 24 de Outubro, considerada uma das principais vias de ligação do bairro de Campinas, em Goiânia. Com 3,8 km de extensão e diversas melhorias estruturais, a obra atende demandas históricas da região e reforça o compromisso da gestão com a modernização da malha viária da capital.
“Dentro dessa visão de garantir mais mobilidade aos 36 corredores escolhidos, já realizamos intervenções significativas como na Castelo Branco, integrando-a com a Mutirão, o que trouxe um grande efeito na entrada e saída de Goiânia. Também fizemos sincronização na 136 com a Jamel Cecílio, que começou a funcionar na semana passada, e hoje estamos entregando a 24 de Outubro”,
afirmou o prefeito Sandro Mabel, destacando os avanços nos eixos estratégicos.
Novas soluções para segurança e eficiência
Entre as melhorias implementadas no novo corredor estão a implantação de sistema binário junto à Rua da Passagem — no trecho entre a Alameda Progresso e a Avenida Tirol —, readequação completa da sinalização vertical e horizontal, avanço de calçadas nos cruzamentos e reprogramação da temporização dos semáforos.
A Alameda Progresso também recebeu calçadas ampliadas, promovendo mais acessibilidade e segurança para os pedestres. O projeto priorizou soluções que aumentam a fluidez no tráfego, sem comprometer o comércio local, e reforça o compromisso da prefeitura em desenhar uma cidade voltada ao transporte coletivo.
Estacionamento reordenado e semáforos sincronizados
De acordo com Mabel, está prevista a implementação da zona azul na região para otimizar o uso dos espaços públicos. “Nossa visão é aumentar a fluidez do trânsito, que hoje fica parado e é motivo de reclamação. Quando abre um sinal, já para no outro. Vamos acabar com isso até o final do ano que vem, deixando a cidade inteiramente sincronizada”, pontuou.
“Aqui na 24 sincronizamos todos os semáforos para criar a onda verde, permitindo parar no máximo uma vez a cada 10 sinais. Essas medidas aumentam a velocidade média dos ônibus em quase 30% e reforçam que a cidade está sendo desenhada para priorizar o transporte coletivo”, acrescentou.
Um trecho de três quilômetros entre as avenidas Tirol e Perimetral manteve o sentido duplo de circulação, agora com duas faixas por sentido e estacionamento intercalado entre os lados direito e esquerdo. Já entre a Rua P-25 e a Rua 220, a criação de um binário com a Avenida Perimetral resultou em três faixas por direção, além da construção de uma alça de retorno para maior fluidez.
Pedestres ganham protagonismo em área comercial
Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, as intervenções não se limitaram à circulação de veículos. Iniciativas como faixas de pedestre adequadas e tempos semafóricos recalibrados também foram contempladas.
“Os corredores são importantes mas o pedestre também é fundamental. Em uma área comercial, um movimento como esse aqui hoje, com faixa de pedestre e tempo de travessia adequado, garante melhores condições para que o pedestre possa se deslocar com segurança pela cidade”, frisou Abreu.
