Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos disputam permanência na elite; projeções indicam cenário mais crítico para o Colorado
Duas vagas no Z4 serão definidas em rodada simultânea
Cinco equipes entram na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 com chances reais — algumas maiores, outras menores — de cair para a Série B. Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos disputam, neste domingo (7), a permanência na elite. Embora os modelos estatísticos apresentem pequenas variações, todos convergem ao apontar o Internacional como o clube mais pressionado.
Internacional vive situação mais delicada
Com 41 pontos e na 18ª colocação, o Colorado viu suas projeções despencarem após a derrota por 3 a 0 para o São Paulo. A chance de permanência está em 28,14%, em queda de 28,77 pontos percentuais. Já os cálculos da UFMG indicam 77,6% de risco de rebaixamento. O time enfrenta o Bragantino em Porto Alegre, mas não depende apenas de um triunfo para evitar a queda.
Vitória também depende de tropeços
Logo acima, com 42 pontos, o Vitória chega abalado pela goleada sofrida diante do Bragantino por 4 a 0. Suas chances de seguir na Série A caíram de 60,74% para 42,64%, enquanto a UFMG projeta 65% de risco de queda. A equipe recebe o São Paulo no Barradão e, assim como o Internacional, precisa contar com resultados paralelos.
Fortaleza ainda aposta na recuperação
A vitória sobre o Corinthians devolveu fôlego ao Fortaleza, que agora tem 49,31% de probabilidade de permanência. A UFMG projeta risco de 35%. Para se manter seguro, o clube precisa vencer o Botafogo no Nilton Santos e torcer contra rivais diretos.
Ceará mantém vantagem moderada
Mesmo após perder para o Flamengo, o Ceará segue em situação menos crítica que a dos concorrentes. As projeções apontam 82,03% de chance de seguir na elite, enquanto a UFMG calcula risco de 20,3%. A equipe enfrentará o Palmeiras, vice-líder do campeonato, diante de sua torcida.
Santos é o menos ameaçado
A goleada por 3 a 0 sobre o Juventude — com três gols de Neymar — impulsionou o Santos, que alcançou 97,88% de chance de permanecer. Segundo a UFMG, o risco de queda é de apenas 2%. Na rodada final, o clube enfrenta o Cruzeiro na Vila Belmiro.
Noventa minutos para definir os rebaixados
Todos os jogos serão disputados simultaneamente às 16h, no domingo. Internacional e Vitória chegam em situação mais crítica e dependem de múltiplas combinações para escapar. Fortaleza e Ceará podem se garantir com triunfo e tropeços adversários. Já o Santos precisa apenas confirmar o bom momento. A definição das duas vagas restantes no Z4 acontecerá em uma tarde de fortes emoções para a torcida brasileira.



