O sistema, que se forma entre Argentina e Uruguai, não atingirá o Brasil diretamente, mas sua frente fria associada avança e pode provocar temporais em oito estados a partir de domingo (16)
A formação de um novo ciclone extratropical na região do Rio da Prata, entre Argentina e Uruguai, deve provocar instabilidade e chuvas em diversas regiões do Brasil neste final de semana e início da próxima semana. De acordo com o centro de meteorologia MetSul, o sistema não é esperado para atingir diretamente o território nacional e não deve ser intenso como o registrado na semana anterior.
Apesar de não impactar o Brasil em sua fase mais intensa, o ciclone causará o avanço de uma frente fria significativa, com risco de temporais em pelo menos oito estados.
Rota do ciclone e estados afetados
A análise de mapas, incluindo aqueles produzidos pela Universidade da Flórida (EUA) e pelo MetSul, indica a seguinte rota para o fenômeno:
- Formação e Aprofundamento: O ciclone extratropical se desenvolve sobre o centro da Argentina, na província de Buenos Aires, e se aprofunda na região do Uruguai, especialmente na altura do Rio da Prata.
- Avanço no Oceano: O sistema se desloca subsequentemente para o Oceano Atlântico, sem tocar o território brasileiro.
No entanto, a frente fria associada ao ciclone começará a avançar pelo Brasil a partir de domingo (16) e segunda-feira (17), trazendo risco de temporais e instabilidade.
Os estados que devem ser atingidos pelas chuvas e temporais são:
- Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
- Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
- Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul e Goiás.
Recomendações de segurança durante as tempestades
As autoridades de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros orientam a população a adotar medidas preventivas durante a ocorrência de rajadas de vento e descargas elétricas:
- Evitar Abrigos em Árvores: Não se abrigar sob árvores ou estruturas frágeis, devido ao risco de queda e de descargas elétricas.
- Afastamento de Torres e Placas: Não estacionar veículos nas proximidades de torres de transmissão de energia ou placas de propaganda.
- Desligamento Elétrico: Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia da residência.
- Canais de Emergência: Para informações e emergências, a população deve contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Santa Catarina. Foto: Defesa Civicl



