As fortes chuvas que atingem diversas regiões do Brasil devem continuar nesta sexta-feira (28), conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão divulgou avisos de perigo e perigo potencial para todo o território nacional, com maior impacto previsto para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, que estão sob alerta laranja.
A previsão meteorológica indica acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhados por ventos fortes, que podem variar entre 60 e 100 km/h. Diante desse cenário, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As autoridades recomendam que moradores das áreas afetadas adotem medidas de precaução. Em caso de rajadas de vento, não é aconselhável buscar abrigo sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também se recomenda evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Quando possível, é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
A região Sudeste recebeu um alerta amarelo do Inmet para perigo potencial. Nessa área, a previsão indica precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Apesar do baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, é recomendável que a população mantenha as mesmas precauções adotadas nas demais regiões para minimizar riscos e evitar acidentes.