O flagrante aconteceu ontem na Avenida C-01 com a Avenida C-02, no Jardim América.
A Prefeitura de Goiânia implementou o “Direita Livre”, permitindo que veículos realizem conversões à direita mesmo com o semáforo vermelho, desde que haja sinalização específica no local. A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), visa melhorar a fluidez do tráfego e reduzir congestionamentos em vias de grande movimento.
Acontece que alguns motoristas ainda não se deram conta que a sinalização deve ser respeitada e insistem em bloquear a passagem para quem vai virar à direita.
A iniciativa está alinhada com práticas internacionais e com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, conforme a Lei nº 14.071/2020. A SET reforça que, mesmo com a liberação da conversão à direita, os motoristas devem respeitar a sinalização e dar prioridade aos pedestres, garantindo a segurança de todos os usuários das vias
Entre os cruzamentos que receberam a sinalização da “Direita Livre” destacamos:
- Avenida Anhanguera com a Avenida dos Pirineus
- Avenida Manchester com a Avenida Leste Oeste
- Avenida Oeste com a Avenida Tocantins
- Avenida T-7 com a Avenida C-4
- Avenida C-01, com Avenida C-02
- Avenida Independência com a Rua Contorno
- Avenida Independência com a Rua 6A
- Avenida 3ª Radial com a Rua 1015
- Avenida Pires Fernandes com a Avenida Tocantins
- Avenida Milão com a Rua das Orquídeas
- Avenida T-9 com a Avenida Afonso Pena
- Praça Santos com a Avenida C-206 (Avenida T-8)
- Avenida Portugal com a Avenida T-8
- Rua 17-A com a Avenida Tocantins
- Avenida Dom Emanuel com a Rua do Cristal
- Rua do Chumbo com a Rua Cariri
- Avenida Mal. Rondon com a Avenida Rio Branco
- Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares (Bairro Capuava)
- Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste (Jardim Nova Esperança)
- Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste (Setor Norte Ferroviário)
(Consulte outros locais nos canais de comunicação da Prefeitura de Goiânia)
A medida será expandaa para outros pontos da cidade, após análises técnicas que consideram fatores como segurança de pedestres, geometria das vias e fluxo de veículos.