O Carnaval, tradicionalmente um período de grande movimentação econômica, também impacta o funcionamento de serviços essenciais. Em 2025, as agências bancárias e lotéricas não terão expediente entre os dias 1º e 4 de março, conforme informado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos dois primeiros dias do mês, o fechamento ocorre por coincidir com o fim de semana, enquanto nos demais dias a suspensão segue o calendário oficial do setor bancário.
A paralisação das atividades bancárias está em conformidade com a resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que define os feriados bancários e estabelece que sábados, domingos e as segundas e terças-feiras de Carnaval não são considerados dias úteis para operações financeiras.
Na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, o atendimento ao público será retomado a partir do meio-dia, no horário local, com encerramento no horário regular de funcionamento de cada agência. Em cidades onde o expediente bancário se encerra antes das 15h, a abertura será antecipada para garantir pelo menos três horas de atendimento presencial.
A Febraban recomenda que os clientes utilizem os canais digitais, como aplicativos e sites dos bancos, para a realização de transferências e pagamentos durante o período sem expediente. Contas com vencimento nos feriados poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem a incidência de encargos adicionais. Já os tributos, em geral, são ajustados conforme os calendários federal, estadual ou municipal.