Cerimônia no Palácio das Esmeraldas marca o lançamento do Roteiro Turístico oficial e celebra Goiânia como o segundo maior acervo do estilo no mundo
“Goiânia sai na frente, comemorando por ser o segundo maior distrito Art Déco do mundo. A partir de 2026, esse movimento tende a crescer ainda mais, com novos projetos, como o programa Morar no Centro, em que vamos revitalizar fachadas de prédios que hoje escondem o Art Déco. E o roteiro Turístico vai fazer o goianiense conhecer mais e levar esse patrimônio para o Brasil como um todo”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu homenagem pela atuação na valorização do patrimônio Art Déco da capital. A cerimônia, realizada no Palácio das Esmeraldas, reuniu autoridades e concedeu medalhas a outras 30 personalidades que contribuíram para a preservação do movimento. O evento integrou a programação oficial do Centenário do Art Déco (1925–2025) e marcou o lançamento do Roteiro Turístico Art Déco de Goiânia.
Parcerias para revitalização
O governador Ronaldo Caiado destacou as ações conjuntas com a prefeitura para recuperar o centro da cidade. “Em parceria com o prefeito Sandro, estamos trabalhando para revitalizar o centro de Goiânia. As fachadas e entradas dos edifícios estão sendo restauradas, valorizando o patrimônio e impulsionando a economia local. Estamos trabalhando para que Goiânia seja reconhecida no Congresso Nacional como a capital brasileira da Arte Déco”, disse.
Turismo e cultura em evidência
A presidente da Goiâniatur e do Comitê Organizador Art Déco, Nárcia Kelly, ressaltou o impacto direto do movimento no turismo da capital. “Esse evento é a concretização das comemorações do Centenário Art Déco. Eleva a nossa capital e mostra para o mundo que Goiânia tem um dos maiores patrimônios Art Déco, valorizando a nossa cultura, a nossa história e a nossa memória”, afirmou.
O roteiro turístico lançado inclui visitas guiadas pela Praça Cívica e city tour panorâmico pelo centro da cidade, com percursos validados por instituições como o Iphan, universidades e conselhos municipais.
Patrimônio como atração internacional
O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, destacou que o roteiro oficial amplia o acesso ao patrimônio. “Criamos esse movimento para que, até completar os 100 anos do Art Déco em Goiânia, os imóveis estejam com as fachadas expostas. Os prédios são uma grande atração turística. Recebemos pessoas da Europa, da China, da Austrália, que vêm conhecer o Art Déco de Goiânia. É importante para que as pessoas conheçam essa riqueza”, disse.
Programação do centenário
Durante a cerimônia, foram apresentadas diversas ações comemorativas, como concursos de redação e fotografia, debates temáticos, entrega de selo e carimbo comemorativos dos Correios e a plotagem de ônibus com identidade visual alusiva aos 100 anos do Art Déco.




