Por iniciativa do presidente Romário Policarpo (PRD), foi criada comissão técnica para viabilizar a instalação dos equipamentos e reforçar a segurança institucional
A Câmara Municipal de Goiânia deu início aos trâmites para a instalação de detectores de metais em todos os acessos ao prédio do Poder Legislativo. A medida atende à solicitação do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), e tem como finalidade reforçar a segurança de parlamentares, servidores e visitantes, além de coibir a entrada de armas e objetos potencialmente perigosos no local.
Na última segunda-feira (12), a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) instituiu uma comissão técnica responsável por conduzir os estudos necessários para a implementação do projeto. A proposta inicial prevê a instalação de cinco portais detectores de metais, além da aquisição de cinco dispositivos portáteis para uso manual.
Os equipamentos deverão ser distribuídos em pontos estratégicos do edifício, como a portaria principal, o acesso pelo estacionamento, o restaurante, o Auditório Jaime Câmara e a entrada do Departamento de Engenharia. O Legislativo já iniciou a fase de pesquisa de mercado, que inclui levantamento de custos para aquisição, instalação, treinamento de pessoal e manutenção dos sistemas.
A comissão é composta por servidores de diferentes áreas técnicas da Casa, incluindo as diretorias de Segurança e Inteligência, Engenharia, Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e Tecnologia da Informação. O grupo será responsável por analisar soluções disponíveis no mercado, definir diretrizes operacionais e supervisionar todas as fases de implantação.
Além de garantir que a instalação esteja em conformidade com normas legais e institucionais, os técnicos também deverão integrar os novos dispositivos aos sistemas já existentes de Controle de Acesso — que atualmente utilizam biometria — e ao circuito interno de videomonitoramento da Câmara.