A Câmara Municipal de Goiânia inicia, nesta terça-feira (4), os trabalhos legislativos de 2025 com a primeira Sessão Ordinária da 20ª Legislatura.
A reunião está marcada para as 9h e deve se estender até o meio-dia, conforme determina o Regimento Interno. O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) confirmou presença na solenidade.
Com o aumento populacional registrado pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a composição do Legislativo municipal foi ampliada de 35 para 37 vereadores para o período de 2025 a 2028. A readequação ocorreu por meio de uma alteração na Lei Orgânica do Município, aprovada em 2023.
A estrutura interna da Câmara também passou por mudanças. A Mesa Diretora, responsável pela coordenação dos trabalhos legislativos, teve o número de membros ampliado de dez para 12. Antes composta por presidente, quatro vice-presidentes, quatro secretários e um corregedor, a nova configuração substitui a corregedoria por dois vice-presidentes corregedores e inclui a função de quinto secretário.
Outra modificação importante foi o desmembramento da antiga Comissão de Educação e Cultura, Ciência e Tecnologia. Agora, passam a existir duas comissões separadas: a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e a Comissão de Cultura, aumentando para 22 o total de comissões permanentes na Casa.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais relevantes do Legislativo, também teve sua composição alterada, passando de 11 para 14 integrantes. Já a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia passou de 11 para 12 membros.
Durante a sessão desta terça-feira, estão previstas discussões e votações de projetos de lei apresentados pelos vereadores. A retomada das atividades legislativas marca um período de novas dinâmicas na Casa, com maior representatividade e ajustes na estrutura para atender às demandas do município.
Confira a pauta de projetos da 1ª Sessão Ordinária de 2025:
https://www.goiania.go.leg.br/processo-legislativo/pautas-de-sessoes/pauta-de-projetos-04-02-2025.pdf