“Algo que era tido como impossível hoje mostra resultados inéditos”, declarou o governador, ao mencionar que a administração conta com aprovação de mais de 86% da população goiana.
Governador aponta avanços em áreas estratégicas como saúde, educação, segurança pública e tecnologia
Em entrevista concedida na noite de segunda-feira (19/5) ao programa Goiás Record, da TV Record, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez um balanço da sua gestão à frente do Executivo estadual. Prestes a completar seis anos e cinco meses no cargo, Caiado ressaltou a superação do cenário crítico encontrado em 2019 e destacou avanços expressivos em diversas áreas, entre elas saúde, segurança, educação, assistência social, inovação e equilíbrio fiscal.
“Estamos chegando no sexto ano e quinto mês de governo e algo que era tido como impossível hoje mostra resultados inéditos”, declarou o governador, ao mencionar que a administração conta com aprovação de mais de 86% da população goiana.
Na área da segurança pública, Caiado lembrou o clima de insegurança vivido pela população antes de sua posse e afirmou que Goiás se tornou um exemplo positivo, em contraste com a escalada da criminalidade em outros estados. “Goiás hoje é uma exceção”, afirmou. “Hoje a gente tem a mão forte do Estado para não admitir que faccionado ou bandido ocupe território em Goiás.”
Educação, inovação e destaque nacional
Entre os temas abordados na entrevista, o governador mencionou os investimentos na educação pública, incluindo a inauguração da nova sede da Secretaria de Educação e os bons resultados do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo ele, a meta é colocar Goiás na liderança nacional em alfabetização na idade certa. “Vou me dedicar até o último dia”, assegurou.
No campo da inovação, Caiado enfatizou que Goiás foi reconhecido como o estado mais digital do país. Ele também destacou a aprovação da primeira lei estadual para o fomento à inteligência artificial no Brasil, que prevê, entre outras metas, a inclusão da temática nas grades curriculares do ensino fundamental e médio.
Saúde: regionalização e expectativa pelo Cora
Caiado também falou sobre os avanços no setor da saúde, com ênfase na regionalização dos serviços e na criação de leitos oncológicos estaduais. Ele ressaltou que, até o início de sua gestão, o Estado de Goiás não dispunha de nenhuma estrutura estadual voltada ao tratamento de câncer.
“Hoje já temos em Itumbiara e Uruaçu, dentro do processo de regionalização da saúde, e em breve teremos o Cora, que é fora da curva”, afirmou, referindo-se ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás, que está em fase final de preparação para iniciar o atendimento. “Teremos a melhor tecnologia e os protocolos mais sofisticados para obter os melhores resultados, e tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou o governador.
A unidade está em fase de capacitação das equipes e ajustes operacionais. A expectativa do governo é que o hospital se torne referência nacional em tratamento oncológico de alta complexidade no âmbito do SUS.