Aeronave entregue à Força Aérea fará checagens técnicas em Santa Catarina antes de seguir para Anápolis, onde será incorporada às operações do 1º Grupo de Defesa Aérea
Transporte inusitado pelas ruas
O deslocamento de um caça F-39 Gripen pelas vias de Navegantes, na noite de sexta-feira (14), virou atração entre moradores. O trajeto de cerca de 3 km ligou o porto ao aeroporto da cidade catarinense, marcando a chegada do 11º jato produzido pela sueca Saab para a Força Aérea Brasileira, parte do lote de 36 aeronaves contratadas em 2014. A travessia marítima até o Brasil levou aproximadamente 20 dias.
Previsão de voo para Goiás
Segundo o tenente-coronel aviador Ramon Fórneas, comandante do 1º GDA — o Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis (GO) — o novo Gripen deve seguir para Goiás já na próxima semana.
O oficial explica que o voo dura cerca de uma hora, com velocidade próxima à do som, em regime econômico. O modelo pode chegar a 2.400 km/h.
Operação exige testes e checagens
O jato será conduzido a Anápolis por um dos três pilotos de testes habilitados no país, além dos 13 oficiais do 1º GDA aptos a operar a aeronave. Antes de qualquer decolagem, uma inspeção rigorosa é realizada, detalha o tenente-coronel.
De acordo com o coronel aviador Claucio Oliveira Marques, gerente do Projeto F-X2 da COPAC, o processo envolve equipes internas e externas à FAB e demanda coordenação minuciosa. Em Santa Catarina, a Saab instalará o kit de sobrevivência, o assento ejetável, fará o abastecimento e deixará a aeronave pronta para acionamento em solo.
População acompanha de perto
A Aeronáutica informou que a movimentação do Gripen pelas ruas de Navegantes mobilizou diversas equipes de apoio. Para o coronel Marques, esse é um dos raros momentos em que a população consegue observar de perto o caça de última geração incorporado à defesa aérea brasileira.
Enquanto isso, quatro dos dez F-39 baseados em Anápolis foram enviados na sexta-feira para treinamento em Natal.
Histórico de exercícios e capacidade de combate
Foi justamente no Rio Grande do Norte que o Gripen viveu um marco importante no ano passado. Durante o exercício Cruzex, a aeronave brasileira registrou um abate e também foi abatida pelo F-15 norte-americano, um dos mais conhecidos caças do mundo.
Há expectativa de que novos treinos incluam disparos de longo alcance com mísseis, embora a plena capacidade de emprego dos armamentos ainda esteja em fase de testes. A FAB prevê ensaios com o canhão e com os mísseis Iris-T e Meteor nos próximos meses.
Reabastecimento aéreo certificado
Também na sexta-feira (15), a Força Aérea confirmou a certificação do reabastecimento em voo entre o F-39 Gripen e o KC-390 Millennium. A operação fez parte da campanha Sumaúma, conduzida pelo DCTA em parceria com Embraer e Saab, em Gavião Peixoto (SP).
A nova capacidade amplia o alcance dos caças e permite que permaneçam mais tempo em áreas estratégicas.
Produção nacional e expansão regional
O programa brasileiro prevê a entrega de 36 aeronaves, sendo oito de cabine dupla. A primeira unidade produzida pela Embraer dentro do acordo de transferência de tecnologia deve ficar pronta ainda este ano, reforçando a participação de empresas nacionais como AEL e Akaer no projeto.
Em movimento semelhante, o governo da Colômbia assinou neste sábado (15) um acordo para adquirir 17 caças Gripen E/F da Saab, ampliando a presença do modelo na América do Sul.



