O Brasil se destaca como o principal mercado global da Uber tanto em número de viagens quanto de motoristas cadastrados, conforme revelou o CEO da companhia, Dara Khosrowshahi.
“A América Latina, especialmente o Brasil, é um mercado enorme para nós. Essa foi realmente uma das minhas maiores surpresas quando vim para a Uber. Por exemplo, seis das nossas dez principais cidades em termos de viagens estão no Brasil. É um mercado incrível para nós”, afirmou o executivo durante um evento promovido pelo BTG Pactual nesta quarta-feira (26).
O Brasil ocupa a primeira posição global na plataforma em volume de corridas, além de liderar em número de motoristas e entregadores. Khosrowshahi destacou ainda que, nos últimos dez anos, esses profissionais acumularam ganhos de aproximadamente US$ 25 bilhões por meio da Uber.
Para continuar expandindo, a empresa aposta na redução de custos das viagens. Um dos principais focos é a ampliação do serviço de moto-táxi, alternativa mais acessível financeiramente para os usuários.
“Uma das categorias que mais cresce agora no mundo é o transporte de duas rodas. Obviamente, os veículos são muito mais baratos e é também uma maneira mais barata de se locomover. Eu ainda não experimentei, mas estou muito ansioso para a próxima vez que estiver no Brasil para pegar uma moto. Acho que minha equipe entraria em pânico um pouco”, brincou o CEO.
O serviço Uber Moto já opera em algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Salvador. Em São Paulo, no entanto, a atividade foi suspensa por determinação judicial. De acordo com Khosrowshahi, a empresa segue trabalhando para aprimorar a segurança desse modelo de transporte.
Outra estratégia para otimizar custos é a ampliação da equipe de engenharia fora do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O Brasil se tornou um dos polos escolhidos para essa iniciativa.
“Como o Brasil é um mercado tão grande para nós, eu queria ter engenheiros no local. E como há muitas empresas de serviços financeiros, em termos de talentos de engenharia, o país é muito rico. Eles são um pouco mais baratos do que engenheiros em São Francisco e estão muito famintos para provar seu valor para empresas globais. Então, nossa equipe de engenharia vai crescer no Brasil de forma bastante significativa”, afirmou Khosrowshahi.
A Uber também investe na diversificação de serviços e aposta na expansão do e-commerce por meio de parcerias com o comércio local.
“Queremos ir de entrega de comida para qualquer coisa, supermercado, bebidas, farmácia, pet shop, basicamente entregaremos qualquer coisa de uma loja de varejo local no mesmo dia. A Amazon vai te entregar no dia seguinte, mas o comércio local te entrega na próxima hora.”
No campo da sustentabilidade, a empresa tem como meta operar com frota 100% elétrica nos Estados Unidos e na Europa até 2030. No Brasil, no entanto, a concretização desse objetivo dependerá da ampliação da infraestrutura de carregamento dos veículos, segundo o executivo.