Mãe teve hemorragia e precisou de 55 pontos; o recém-nascido sofreu uma lesão no plexo braquial e precisará de fisioterapia.
Um bebê pesando 6,5 kg e medindo 55 centímetros nasceu de parto normal na cidade de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, causando surpresa na equipe médica. O nascimento, incomum devido ao tamanho da criança, gerou complicações tanto para a mãe, Ariane Borges (39 anos), quanto para o filho, Alderico.
O bebê, que é o nono filho de Ariane, sofreu sequelas no nascimento, ocorrido em 9 de agosto. A mãe relatou que Alderico teve o ombro deslocado durante o parto e ficou cinco minutos sem respirar. Ariane, por sua vez, sofreu uma hemorragia e precisou levar 55 pontos.
Lesão no Braço Exigirá Fisioterapia
Após as complicações, o bebê precisou ficar 10 dias internado. O recém-nascido sofreu uma lesão plexo braquial, uma condição que afeta a função nervosa dos braços, resultado do estiramento ou compressão excessiva dos nervos durante o trabalho de parto.
A família foi orientada de que Alderico terá que passar por sessões de fisioterapia para tratar a lesão. Com quase dois meses de idade, o bebê já pesa aproximadamente 10 kg, quase o dobro do peso de uma criança típica para essa faixa etária.
Hospital Defende Decisão Médica
O Hospital e Maternidade São José, onde o parto foi realizado, afirmou em nota ao g1 que a condução do parto da “criança com 6,5 quilos foi resultado de uma avaliação cuidadosa e criteriosa da equipe médica, visando sempre a segurança da mãe e da criança”.
A unidade hospitalar ressaltou que realiza mais de 300 partos por mês com excelência e atendimento humanizado, conduzidos por equipes experientes e comprometidas.
Com Gazeta de SP