“É uma alegria imensa ver esse estádio lotado por um motivo tão nobre: ajudar quem mais precisa. Sendo que a verdadeira missão do Goiás Social é levar dignidade para todos, com alegria, cultura e solidariedade”, afirmou o governadorRonaldo Caiado.
Festival solidário promovido pelo governo de Goiás alia cultura, gastronomia e arrecadação de alimentos em três dias de festa junina
O Estádio Serra Dourada, em Goiânia, foi palco de um dos maiores eventos juninos do país neste fim de semana. A primeira edição do Arraiá do Bem atraiu mais de 100 mil pessoas entre os dias 6 e 8 de junho, com programação gratuita, arrecadação de alimentos e shows de grandes nomes da música nacional. O encerramento do festival, na noite de domingo (8), contou com a participação surpresa do cantor Gusttavo Lima, que emocionou o público.
A iniciativa, promovida pelo Governo de Goiás e coordenada pelo Goiás Social, teve como porta-vozes o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado, que participaram ativamente do evento. A entrada foi solidária: 1 quilo de alimento não perecível por visitante. As doações serão repassadas à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.
“É uma alegria imensa ver esse estádio lotado por um motivo tão nobre: ajudar quem mais precisa. Sendo que a verdadeira missão do Goiás Social é levar dignidade para todos, com alegria, cultura e solidariedade”, afirmou o governadorRonaldo Caiado.
Festival solidário, cultural e popular
A festa contou com mais de 60 barraquinhas de comidas típicas na Vila Gastronômica, operadas por microempreendedores — muitos deles beneficiados por programas como o Crédito Social do Governo de Goiás. A segurança do evento foi reforçada por equipes da Polícia Militar, segurança privada, brigadistas e monitoramento eletrônico.
A estrutura ofereceu ainda estacionamento gratuito, posto médico e suporte logístico para atender ao grande público. A cenografia do palco, inspirada no “caminho da roça”, ajudou a valorizar as tradições locais e abrilhantar as apresentações de quadrilhas juninas e danças típicas.
Atrações e impacto social
Durante os três dias de programação, subiram ao palco artistas consagrados como Calcinha Preta, Xand Avião, Leonardo, Hugo e Guilherme, Tarcísio do Acordeon e João Bosco & Vinícius. A grande atração da noite de encerramento, Gusttavo Lima, destacou o caráter solidário do evento: “Quem ganha, além da alegria das pessoas se divertirem, é a solidariedade. As pessoas vêm, se divertem e ainda ajudam quem precisa. Eventos assim a gente tem que prestigiar e valorizar cada vez mais”.
Gracinha Caiado reforçou o sentimento de orgulho com o engajamento da população. “Cada um que entrou aqui com seu quilo de alimento fez parte dessa corrente do bem. Que orgulho ver esse povo lindo, solidário, cantando, dançando e ajudando. É para isso que a gente trabalha todos os dias”, disse, ao pontuar que o evento arrecadou toneladas de alimentos que serão entregues à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para distribuição a entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade.
Também estiveram presentes no encerramento o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Tradição e solidariedade como marca
Com a proposta de unir cultura popular e responsabilidade social, o Arraiá do Bem já se consolida como referência entre os eventos do calendário junino. “Goiás é isso: cultura, acolhimento e coração grande. E esse Arraiá é a prova de que, quando o povo se junta pelo bem, não há limite para o que podemos fazer juntos”, concluiu a primeira-dama.