Ações começaram antes da volta às aulas e incluem revitalização de faixas, placas e campanhas educativas
“Nós temos que agir com proatividade e planejamento, prevendo e executando o que pode ser feito para resguardar a vida das pessoas no trânsito, ainda mais das crianças, que são indefesas. Então, o trabalho começou antes da volta às aulas justamente para proporcionar esse dinamismo e segurança na entrada e na saída da escola”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
Intervenções antecipadas para garantir segurança
A Secretaria Executiva de Trânsito e Mobilidade (SMTA), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, iniciou na última semana a revitalização da sinalização viária no entorno de escolas e CMEIs de Aparecida. O objetivo é assegurar mais tranquilidade na entrada e saída de estudantes, professores e familiares durante o retorno às aulas.
Os trabalhos começaram no dia 15, contemplando unidades como as Escolas Municipais dos bairros Cidade Vera Cruz e Cidade Satélite São Luiz, além do CMEI Deusdete Lêdo David, no Jardim Bonança. Outras instituições também receberam melhorias, entre elas João Cândido da Silva (Papillon Park), Telma Regina (Veiga Jardim 2), Camila Scaliz Figueiredo (Setor Expansul), Olentino Xavier (Serra Dourada 3) e Vilmar Gonçalves da Silva (Garavelo Residencial Park).
Revitalização completa da sinalização
As intervenções incluíram pintura de faixas de pedestres, faixas de contenção, linhas longitudinais e pontos de carga e descarga. Também foram instaladas novas placas de pare e de proibição de parada ou estacionamento.
Além da sinalização, a Prefeitura distribuiu mais de 44 mil kits de uniformes e materiais escolares aos alunos da rede municipal, reforçando o planejamento para o início do ano letivo.
Próximas unidades contempladas
Nesta semana, novas escolas e CMEIs receberão a revitalização, incluindo Joana Angélica (Residencial Santa Luzia), Professora Mônica Tomaz da Silva (Bairro Independência), Cora Coralina (Jardim Florença) e Andréia Ferreira Barbosa (Jardim Helvécia). Também estão na lista o CMEI Ana Barbosa da Costa (Setor Santo André) e o EMEI Manoel Cabral da Silva (Jardim Paraíso).
“Nós fizemos um mapeamento das escolas, identificando aquelas que necessitavam dessa revitalização e já estabelecendo as prioridades. Continuaremos fazendo esse trabalho e sempre monitorando, claro, o surgimento de novas demandas; a SMTA está sempre ativamente nas escolas”, destacou o Coronel Éder Fernandes, secretário de Trânsito de Aparecida.
Educação para o trânsito
Além das obras, a SMTA mantém ações educativas. Em 2025, foram realizadas 68 palestras em escolas e 34 apresentações de teatro de fantoches, iniciativas que buscam conscientizar alunos e comunidade sobre segurança viária.




