Agência Federal identifica Pseudomonas aeruginosa em produtos das linhas Ypê e Tixan Ypê, com risco de infecção, e proíbe item capilar por uso invasivo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (27) a suspensão da comercialização e o recolhimento de diversos lotes de sabão líquido das marcas Ypê e Tixan Ypê. A medida foi tomada após a identificação de contaminação pela bactéria Pseudomonas aeruginosa nos produtos.
A suspensão afeta lotes das linhas:
- Lava-roupas líquido Ypê Express (Lotes: 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 205011 e 176011).
- Lava-roupas líquido Tixan Ypê (Lotes: 254031 e 193021).
- Lava-roupas líquido Ypê Power Act (Lotes: 190021, 223021 e 228031).
Os produtos dos lotes citados devem ser imediatamente retirados das prateleiras e não devem ser utilizados em residências ou estabelecimentos comerciais.
Risco e posicionamento da fabricante
A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria conhecida por sua capacidade de causar infecções, especialmente em indivíduos com o sistema imunológico comprometido (imunocomprometidos), podendo provocar problemas cutâneos, respiratórios e urinários.
A fabricante, Química Amparo, informou que a contaminação foi detectada em análises internas e que o recolhimento já estava em curso como medida preventiva e cautelar. A empresa afirma que o risco para o consumidor é considerado baixo, devido à forma de uso dos produtos (que são diluídos em água e têm pouco contato direto e prolongado com a pele).
Outra suspensão: cosmético irregular
Além dos produtos de limpeza, a Anvisa também determinou o recolhimento total de todos os lotes do produto Smart Hair Micro – Smart GR, da Klug Indústria Química e de Cosméticos.
Embora o item estivesse registrado como cosmético, a fiscalização identificou que suas características e forma de uso induziam a uma aplicação invasiva, ou seja, ultrapassando a camada superficial da pele e dos cabelos. O uso invasivo é proibido para a categoria de cosméticos, tornando o produto irregular no mercado. A fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do Smart Hair Micro foram vetados.
Orientação aos consumidores
Consumidores que tenham adquirido qualquer um dos produtos afetados devem:
- Verificar o lote na embalagem.
- Suspender imediatamente o uso do item.
- Procurar o SAC da empresa para orientações sobre troca ou ressarcimento.
Em caso de surgimento de sintomas, como irritações ou outros problemas de saúde associados ao uso, a recomendação é buscar atendimento médico.

