Agência reforça medidas de segurança diante do aumento de notificações no Brasil e no exterior
Comunicado oficial
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um novo alerta sobre os riscos relacionados ao uso de medicamentos agonistas do receptor GLP‑1, conhecidos como canetas emagrecedoras. O grupo inclui substâncias como dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida.
Segundo a Anvisa, embora os riscos já estejam descritos nas bulas aprovadas, o número de notificações de eventos adversos tem aumentado tanto no Brasil quanto em outros países, o que exige reforço nas orientações de segurança.
“Conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado”, destacou a agência.
Riscos associados
O monitoramento médico é considerado essencial devido à possibilidade de pancreatite aguda, que pode evoluir para formas necrotizantes e até fatais.
“Apesar do alerta, não houve mudança na relação de risco e eficácia dessas substâncias. Ou seja, os benefícios terapêuticos ainda superam os efeitos adversos, de acordo com as indicações e modos de uso aprovados e constantes da bula”, acrescentou a Anvisa.
Dados recentes
Entre 2020 e dezembro de 2025, foram registradas 145 notificações de suspeitas de eventos adversos no Brasil, incluindo seis casos com desfecho de óbito.
Em junho de 2025, a agência determinou que farmácias e drogarias passassem a reter a receita médica para a venda desses medicamentos. A prescrição passou a ser emitida em duas vias, com validade de até 90 dias, seguindo o mesmo modelo adotado para antibióticos.
“A decisão teve como objetivo proteger a saúde da população brasileira, visto que foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas”, explicou a Anvisa.
Orientações ao público
A recomendação é que usuários procurem atendimento médico imediato em caso de dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos — sintomas sugestivos de pancreatite.
Profissionais de saúde devem suspender o tratamento diante da suspeita da reação e não retomar o uso caso o diagnóstico seja confirmado.
“A Anvisa reforça, ainda, a importância da notificação de eventos adversos no VigiMed, o que contribui para o monitoramento contínuo da segurança desses medicamentos no país, que estão há pouco mais de cinco anos no mercado nacional.”
Histórico de alertas
Nos últimos anos, a Anvisa já havia emitido outros comunicados sobre riscos associados às canetas emagrecedoras, incluindo possibilidade de aspiração durante procedimentos anestésicos (2024) e casos raros de perda de visão relacionados à semaglutida (2025).



