Lista tem apenas dois jogadores do Brasileirão, estreia de João Gomes e André com o técnico italiano e retorno de Rodrygo
O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta quarta-feira (1º), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a relação de 26 convocados para os amistosos da seleção brasileira contra Coreia do Sul e Japão. As partidas serão disputadas em 10 e 14 de outubro, respectivamente.
A ausência mais notada foi a de Raphinha, atacante do Barcelona e quinto colocado na última edição da Bola de Ouro, que ficou fora por conta de lesão. Apenas dois atletas que atuam no Brasil foram lembrados: o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, e o zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro. A lista privilegia jogadores que atuam na Europa e na Ásia.
Entre os destaques estão Estêvão, do Chelsea, Igor Jesus, do Nottingham Forest, e Luiz Henrique, do Zenit. Já Rodrygo, do Real Madrid, foi convocado pela primeira vez por Ancelotti, com quem trabalhou durante sua passagem pelo clube espanhol.
Convocados para os amistosos
Goleiros: Bento (Al-Nassr); Ederson (Fenerbahçe); Hugo Souza (Corinthians)
Defensores: Caio Henrique (Mônaco); Carlos Augusto (Inter de Milão); Douglas Santos (Zenit); Éder Militão (Real Madrid); Fabrício Bruno (Cruzeiro); Gabriel Magalhães (Arsenal); Lucas Beraldo (PSG); Vanderson (Mônaco); Wesley (Roma)
Meio-campistas: André (Wolverhampton); Bruno Guimarães (Newcastle); Casemiro (Manchester United); João Gomes (Wolverhampton); Joelinton (Newcastle); Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes: Estêvão (Chelsea); Gabriel Martinelli (Arsenal); Igor Jesus (Nottingham Forest); Luiz Henrique (Zenit); Matheus Cunha (Manchester United); Richarlison (Tottenham); Rodrygo (Real Madrid); Vinícius Júnior (Real Madrid)
O Brasil encara a Coreia do Sul no dia 10 de outubro, às 8h (horário de Brasília). No dia 14, enfrenta o Japão, às 7h30. Esta é a terceira convocação de Ancelotti à frente da seleção. O treinador tem buscado alternar nomes para observar novas opções.
Ancelotti elogia Rodrygo
Rodrygo, que voltou à lista, foi elogiado pelo técnico italiano:
“Rodrygo está muito bem. Não está jogando muito, mas todas às vezes que entra no time foi bem. Tem boa condição física, como todos os jogadores brasileiros. Está muito motivado para estar aqui. É um jogador muito importante para essa seleção, porque tem características técnicas muito importantes. Pode jogar em todas as posições (do ataque). Vai ajudar muito”, afirmou.
O treinador também comentou sobre a recuperação do atacante:
“Não tenho que falar do Rodrygo. Todos conhecem. Teve alguns problemas no passado, que superou muito bem. Está muito motivado. Está bem. Em times grandes tem muita concorrência, mas sua condição física é muito boa, pelo visto. Eu quero vê-lo aqui com os outros.”
Militão convocado mesmo com lesão
Outro nome incluído foi o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid, que sofreu uma pancada no tornozelo no clássico contra o Atlético de Madrid. O defensor desfalcou o time merengue no jogo contra o Kairat pela Champions League.
Segundo Ancelotti, a comissão médica da seleção acompanha o caso:
“Militão teve um problema no último jogo. Creio que a comissão médica da seleção está em contato com a do Real Madrid. Falei com ele, ele está bem, tem jogo no próximo final de semana, vamos ver se ele vai poder jogar ou não. Está na lista, mas como eu disse, essa não é uma lista definitiva, pode mudar um pouco para os próximos jogos. Se ele está bem e não tem problema, gostaria que ele estivesse com outros.”
Novidades: João Gomes e André
A lista também traz novidades. Os meio-campistas João Gomes e André, ambos do Wolverhampton, foram chamados pela primeira vez por Ancelotti.
“João Gomes é um dos jogadores que a nível pessoal não conheço como André. E creio que nessa posição teremos muitas opções para a Copa do Mundo e eu gostaria muito de conhecer esses dois jogadores que estão muito bem na Premier League”, explicou o treinador.
Próximos amistosos
Antes da divulgação, o coordenador executivo geral das seleções masculinas da CBF, Rodrigo Caetano, informou que os próximos amistosos do Brasil em novembro serão na Europa, contra seleções africanas.
“Em novembro, teremos jogos na Europa, em Londres, e em Paris, o segundo jogo. Os amistosos serão contra duas seleções africanas. Mas vamos esperar a próxima data Fifa para definir quais seleções”, disse.