Confira os impactos da água gaseificada no organismo, incluindo efeitos gástricos, ósseos e dentários.
A água com gás divide opiniões: enquanto alguns a preferem como uma opção mais refrescante, outros evitam consumi-la. A bebida, composta por água mineral com adição de dióxido de carbono (CO₂), levanta questionamentos sobre possíveis impactos à saúde.
Para esclarecer as dúvidas, o nutrólogo Wandyk Alisson, especialista em Nutrologia Esportiva, Endocrinologia e Medicina Integrativa, respondeu ao Correio sobre os efeitos do consumo de água com gás no organismo.
De acordo com o especialista, “não há evidências de que o consumo regular de água com gás pode causar problemas gastrointestinais ou ósseos em pessoas hígidas. No entanto, os efeitos gastrointestinais podem sim causar desconforto em pessoas com problemas como gastrite ou síndrome do intestino irritável devido à formação de gases”.
Benefícios e possíveis desconfortos
A água gaseificada pode, inclusive, auxiliar na digestão, como explica Wandyk Alisson. O gás promove uma leve distensão do estômago, o que pode contribuir para uma sensação temporária de saciedade. “No processo de emagrecimento ou em pacientes com compulsão alimentar, pode ser útil como estratégia para reduzir a fome”, observa.
Quanto à saúde óssea, o especialista reforça que não há evidências de que a água com gás cause danos. Ele esclarece que o mito pode ter surgido da associação equivocada com refrigerantes, que contêm substâncias como o ácido fosfórico. A água com gás, no entanto, não possui esses compostos.
Sobre a saúde bucal, o especialista aponta que, embora a bebida não afete os dentes diretamente, o consumo excessivo sem os devidos cuidados de higiene pode, ao longo do tempo, causar erosão dental.
Em termos de hidratação, não há diferenças significativas entre a água com gás e a natural. “Ambas são igualmente hidratantes, já que o gás não interfere na absorção de líquidos pelo organismo”, destaca o nutrólogo.
Uma alternativa saudável aos refrigerantes
Para quem busca substituir refrigerantes, a água com gás é uma boa opção. “Água com gás como alternativa aos refrigerantes é uma excelente escolha. Ela pode substituir o hábito de beber refrigerantes sem adicionar calorias ou açúcar, sendo mais saudável”, afirma Alisson.
Apesar de seus benefícios, o especialista recomenda cautela no consumo em casos específicos, como em pessoas com problemas gástricos, e sugere evitar a ingestão antes de atividades físicas, já que o gás pode causar desconforto abdominal.
Da Redação/Clicknews
(Fonte: Correio Braziliense)