Prefeito Sandro Mabel aposta em perfil técnico indicado pelo Fórum das Entidades Empresariais para fortalecer ambiente de negócios
“Goiânia busca ampliar a industrialização e temos uma população que pode trabalhar nesses polos industriais que podem ser reforçados, como o moveleiro e o de confecção. Também podemos reforçar o financiamento de máquinas mais modernas e fortalecer a capacitação. Todo um trabalho que pode ser feito, e o secretário Adonídio tem experiência, com passagem pela Indústria e Comércio do governo estadual, por exemplo”, afirmou o prefeito Sndro Mabel.
Posse no Paço Municipal
O prefeito Sandro Mabel empossou, nesta segunda-feira (12), Adonídio Neto como novo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas). A cerimônia realizada no Paço Municipal destacou a escolha do auditor fiscal, indicada pelo Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE), como estratégica para consolidar Goiânia como polo de atração de investimentos.
“Goiânia busca ampliar a industrialização e temos uma população que pode trabalhar nesses polos industriais que podem ser reforçados, como o moveleiro e o de confecção. Também podemos reforçar o financiamento de máquinas mais modernas e fortalecer a capacitação. Todo um trabalho que pode ser feito, e o secretário Adonídio tem experiência, com passagem pela Indústria e Comércio do governo estadual, por exemplo”, afirmou Mabel. “Goiânia é uma cidade boa para se morar e investir”, completou.
Cenário econômico favorável
Adonídio assume a pasta em meio a um processo de reestruturação da economia municipal. Em 2025, Goiânia liderou o ranking estadual de abertura de empresas, com quase 60 mil novos registros, representando 30,79% das 1,27 milhão de empresas ativas em Goiás. A gestão Mabel também registrou acréscimo de 10 mil microempreendedores individuais e saldo positivo de 20.240 empregos formais entre janeiro e novembro do mesmo ano.
“Assumo a Sedicas com o desafio de potencializar as vantagens competitivas do município, atrair novos investimentos, diversificar ainda mais a matriz econômica e qualificar os profissionais. Assim, buscaremos melhorar nossa posição no mercado nacional e internacional”, declarou o novo secretário. Ele ressaltou ainda que Goiânia figura como a 15ª maior economia do Brasil e a segunda do Centro-Oeste, além de se consolidar como hub regional em saúde, educação e polo de moda atacadista.

Apoio do setor empresarial
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, representando o Fórum das Entidades Empresariais, destacou a credibilidade do novo gestor. “Além de ser um técnico renomado e respeitado, tem o viés político e relacionamento no meio empresarial. Elevará o status da secretaria e nosso setor só tem a apoiar, pois sabemos que muito pode ser feito”, afirmou.
Perfil do novo secretário
Servidor de carreira da Receita Estadual, Adonídio Neto tem 46 anos e ampla experiência na gestão pública. Já ocupou cargos como delegado regional de Fiscalização de Goiânia, superintendente Executivo da Receita Estadual, subsecretário de Atração de Investimentos, subsecretário de Políticas Públicas de Obras e Saneamento e secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás.




