Legislativo municipal alcança índice de 91,49% e se torna o único de Goiás a obter a certificação nacional
“Parabenizo todos os servidores responsáveis por esta conquista e também todos os 37 vereadores, que atuaram para que esta conquista fosse possível”, declarou o presidente da Câmara, Romário Policarpo.
A Câmara Municipal de Goiânia recebeu, durante a sessão plenária desta terça-feira (16), o certificado e o troféu do Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O reconhecimento havia sido anunciado no início de dezembro, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis.
A entrega simbólica contou com a presença do presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD), e dos integrantes da Mesa Diretora. O vice-presidente do Legislativo, vereador Anselmo Pereira (MDB), foi responsável pela leitura do certificado e ressaltou o empenho da gestão ao longo do último ano. “Vossa Excelência deve colocar isso em seu currículo e na sua Mesa Diretora, que esteve sempre ombreada com Vossa Excelência para que tudo isso acontecesse”, afirmou, ao se dirigir ao presidente.
O índice de transparência da Câmara de Goiânia apresentou crescimento expressivo de 73,47% entre 2024 e 2025, atingindo 91,49%, o maior percentual entre as Câmaras Municipais dos 246 municípios goianos. O Selo Ouro é concedido a instituições que alcançam pelo menos 90% de conformidade nos critérios avaliados e antecede a certificação máxima, o Selo Diamante.
Ao comentar a conquista, Romário Policarpo destacou o trabalho coletivo. “Parabenizo todos os servidores responsáveis por esta conquista e também todos os 37 vereadores, que atuaram para que esta conquista fosse possível”, declarou.
Um dos fatores determinantes para o avanço foi a criação da Diretoria de Transparência e Proteção de Dados, responsável por coordenar as ações conforme as diretrizes do PNTP. Em 2025, o Legislativo passou a disponibilizar no Portal da Transparência a totalidade dos itens considerados essenciais pela Atricon — um salto significativo em relação a 2024, quando apenas 42,86% desses conteúdos estavam disponíveis.
A certificação foi amplamente celebrada no Plenário. “Quero parabenizar Vossa Excelência e toda a Mesa Diretora, estendendo aos diretores da Casa, porque para nós é muito simbólico a Câmara dar este exemplo da transparência, da organização da gestão”, afirmou a vereadora Kátia (PT). Já o vereador Markim Goyá (PRD) destacou que “quando se trata de transparência, a Câmara Municipal de Goiânia sai na frente”.
Para o vereador Ronilson Reis (Solidariedade), o reconhecimento projeta o Legislativo goianiense no cenário nacional. “É uma premiação que eleva este Parlamento aos mais altos parlamentos deste país”, avaliou. O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) reforçou o impacto da certificação junto à população: “O troféu que Vossa Excelência recebeu hoje é uma resposta à população goianiense: transparência é exatamente o que o povo quer”.
O Programa Nacional de Transparência Pública já avaliou 10.072 portais de órgãos públicos em todo o país. O índice médio nacional de transparência é de 66,6%, percentual significativamente inferior ao alcançado pela Câmara de Goiânia.



