Gabinete de Crise articula ações com secretarias e órgãos estaduais para reforçar segurança da população durante tempestades, alagamentos e períodos de seca
“A Defesa Civil, juntamente com o Gabinete de Crise, tem trabalhado ações e planejamentos para trazer mais segurança à cidade. As equipes estão nas ruas realizando ações de monitoramento para garantir respostas com maior rapidez, principalmente, nos pontos críticos”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça.
Estruturação de estratégias para o período chuvoso
A Prefeitura de Goiânia reuniu, nesta quarta-feira (10/12), o Gabinete de Crise no Paço Municipal para consolidar diretrizes de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos. O grupo, formado por secretarias municipais e órgãos de segurança, trabalha na elaboração de um plano integrado voltado ao enfrentamento de alagamentos, queimadas, inundações e demais emergências ambientais que costumam ocorrer ao longo do ano.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça, a administração municipal tem ampliado as ações preventivas. “A Defesa Civil, juntamente com o Gabinete de Crise, tem trabalhado ações e planejamentos para trazer mais segurança à cidade. As equipes estão nas ruas realizando ações de monitoramento para garantir respostas com maior rapidez, principalmente, nos pontos críticos”, afirmou.
Orientações à população e reforço nas ações de monitoramento
Robledo também alertou para os cuidados necessários durante tempestades. “No último final de semana foi dado o alerta, todo mundo recebeu no celular. Se estiver em local seguro, permaneça. O alerta é para orientar a pessoa porque ela está próxima de um risco. Evite transitar durante as chuvas, pois há risco de árvores caídas, fiação elétrica rompida e vias alagadas. Às vezes, a água parece rasa, mas é aí que mora o perigo. Espere 30 ou 40 minutos; é o tempo médio de uma chuva forte. A vida é mais importante. Qualquer situação de emergência, ligue 193 ou 153”, reforçou.
Plano ganha nova etapa e busca integração com sociedade e imprensa
O gerente de Combate às Mudanças Climáticas da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Gabriel Tenaglia, destacou que o trabalho do Gabinete de Crise avança para uma fase mais ampla. “No começo da gestão, o prefeito Sandro Mabel, junto com todos os secretários, criou o gabinete para o enfrentamento dos alagamentos e a gerência de mudanças climáticas. Agora estamos criando um plano de prevenção e combate aos eventos climáticos, como alagamentos no período de chuva e incêndios e seca extrema no período de estiagem”, explicou.
Tenaglia enfatizou que o plano deve envolver órgãos públicos, sociedade civil e imprensa. “O objetivo é que cada secretaria, cada órgão e a sociedade saibam seu papel, para termos uma comunicação mais assertiva e respostas mais rápidas. O grande objetivo é que nenhum goianiense perca a vida nesses eventos climáticos”, afirmou. Ele acrescentou que a iniciativa também facilitará a captação de recursos e investimentos.
Investimentos em infraestrutura e tecnologia
O gerente da Amma acrescentou que a proposta permitirá ampliar ações estruturais e tecnológicas. “Esse é um passo para conseguirmos financiamentos e fomentarmos políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas. A expectativa é de intensificação das tempestades e das áreas secas. Queremos estruturar um plano que permita recuperar áreas degradadas, investir em infraestrutura, instalar câmeras e sistemas de monitoramento e ampliar a rede de pluviômetros”, ressaltou.
Integração entre município e estado reforça capacidade de resposta
O comandante de Operações Especiais do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, coronel Thiago Abdala de Morais, destacou o trabalho conjunto das instituições. “O Corpo de Bombeiros está trabalhando de forma integrada com a prefeitura e todas as secretarias. Temos que estar unidos, atuando junto com a Defesa Civil, o trânsito, obras e infraestrutura. Estaremos à disposição todos os dias, com viaturas preparadas para atendimento e resgate em locais de difícil acesso, salvando vidas e evitando tragédias”, disse.
Ele também elogiou a articulação entre as esferas municipal e estadual. “Parabenizo a prefeitura de Goiânia, por meio da Amma, por esse plano e pela integração entre órgãos municipais e estaduais. É um trabalho de preparação, resposta, mitigação e reconstrução de cenários em casos de desastres naturais ou provocados pelo homem”, concluiu.




