quinta-feira, 4, dezembro 2025
Click News
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
Click News
No Result
View All Result
Casa Economia

Brasil desponta como fornecedor estratégico de minerais críticos, aponta estudo do Ipea

João by João
4 de dezembro de 2025
in Economia
0
Brasil desponta como fornecedor estratégico de minerais críticos, aponta estudo do Ipea

© Gil Leonardi/Agência Minas

Share on FacebookShare on Twitter

País reúne cerca de 10% das reservas globais e pode elevar competitividade com novos investimentos

Potencial geológico ainda pouco convertido em produção

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o Brasil possui um dos maiores potenciais geológicos do mundo para minerais críticos, embora esse patrimônio ainda não tenha se traduzido, até recentemente, em uma produção econômica expressiva. O levantamento destaca que o país segue atrás de grandes players internacionais, como Austrália, China, África do Sul e Chile.

Os chamados minerais críticos são recursos indispensáveis para setores considerados estratégicos — tecnologia, defesa e, sobretudo, transição energética — e cuja oferta global está vulnerável a interrupções, escassez ou dependência de poucos fornecedores. Entre eles estão lítio, cobalto, níquel e terras raras, essenciais para a fabricação de baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores.

Segundo o Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram), o Brasil detém aproximadamente 10% das reservas mundiais desses recursos, reforçando seu potencial para ocupar um papel de destaque nas cadeias globais.

Estudo analisa reservas, comércio exterior e investimentos

A pesquisa Qual a importância do Brasil na cadeia global de minerais críticos da transição energética? Uma análise sobre reservas, produção, comércio exterior e investimentos, assinada pelos pesquisadores Rafael da Silveira Soares Leão, Mariano Laio de Oliveira e Danúbia Rodrigues da Cunha, aponta que, nas últimas duas décadas, a participação brasileira no comércio internacional permaneceu tímida. Essa performance limitada reflete, segundo o estudo, a instabilidade da produção mineral no país.

“Entretanto, a expansão dos investimentos em capital físico e a retomada dos dispêndios em pesquisa geológica, nos últimos anos, em linha com as tendências mundiais, parecem preparar o país para um ciclo virtuoso de expansão da produção”, afirmam os autores.

O documento também ressalta que um novo ciclo de investimentos, “aparentemente em curso”, pode elevar a competitividade da mineração nacional. Os pesquisadores ponderam, porém, que “é importante que as expectativas sobre o impacto do setor na economia brasileira sejam realistas”.

Participação modesta no PIB ao longo das últimas décadas

Os autores lembram que a cadeia produtiva da mineração brasileira representou, entre 2000 e 2019, entre 0,75% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB), oscilação diretamente associada aos ciclos de valorização e queda das commodities minerais. O minério de ferro, responsável por mais de dois terços do setor, permanece como principal determinante dessas variações.

Tags: IpeaMinerais CríticosTerras Rarastransição energética
Previous Post

Prefeito Vilela e representantes da CAF vistoriam obras dos eixos estruturantes

João

João

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Invalid slider ID or alias.

Recommended Reading

    TOP REVIEW

    Ad2
    Ad1
    Click News

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Navegue em nosso Site

    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    Siga a Gente nas redes sociais!

    No Result
    View All Result
    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados.