Intervenção utiliza tecnologia variada, terá investimento de R$ 7,1 milhões e prazo de execução de 70 dias, com foco em vias críticas e corredores de ônibus
“É um investimento de mais de R$ 7 milhões para fazer mais de 24 quilômetros. Nós vamos agir nos trechos mais críticos, com vias antigas, muito desgastadas, e que precisam de intervenção rápida. O prazo é de 70 dias e o início é imediato. A nossa meta é manter o ritmo de obras mesmo com as chuvas, e no ano que vem faremos uma licitação maior para que Goiânia receba asfalto novo continuamente nos próximos três anos”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito Sandro Mabel assinou nesta terça-feira (2/12) a ordem de serviço que marca o início de mais uma etapa do programa de revitalização asfáltica da capital. A medida contempla o recapeamento e a recuperação de ruas e avenidas em sete bairros: Crimeia Leste, Vila Monticelli, Negrão de Lima, Parque Industrial de Goiânia, Bairro Feliz, Vila Morais e Jardim Novo Mundo.
O contrato, no valor de R$ 7.168.574,39, será executado pelo Consórcio CFJ e prevê uma extensão total de 24,35 km.
Tecnologias aplicadas para maior durabilidade
As obras, com prazo de conclusão de 70 dias, utilizarão diferentes técnicas conforme a necessidade de cada via. Entre os serviços estão fresagem de revestimento em 148.755 m², aplicação de mais de 10.710 toneladas de CBUQ com espessura de 3 cm, microrrevestimento asfáltico em 21.679 m², além de remendos profundos, reciclagem e estabilização de base, reforço na pavimentação e uso de pavimento de concreto.
O objetivo é garantir qualidade e durabilidade ao asfalto, priorizando ruas com maior fluxo de ônibus e veículos.
Obras começam imediatamente
Durante a solenidade, o prefeito destacou que os trabalhos terão início imediato, mesmo em período chuvoso.
“É um investimento de mais de R$ 7 milhões para fazer mais de 24 quilômetros. Nós vamos agir nos trechos mais críticos, com vias antigas, muito desgastadas, e que precisam de intervenção rápida. O prazo é de 70 dias e o início é imediato. A nossa meta é manter o ritmo de obras mesmo com as chuvas, e no ano que vem faremos uma licitação maior para que Goiânia receba asfalto novo continuamente nos próximos três anos”, afirmou Mabel.
Normas técnicas e eficiência
O secretário de Infraestrutura, Francisco Lacerda, explicou que os serviços seguem rigorosamente as normas da ABNT, com soluções específicas para cada nível de desgaste. “Nos locais em que o asfalto está muito danificado fazemos a fresagem e aplicamos revestimento novo. Em áreas em que a base ainda está boa, usamos o microrrevestimento que recupera e protege a via com custo menor. É assim que garantimos eficiência e durabilidade”, detalhou.
Câmara e prefeitura em parceria
O vereador Anselmo Pereira ressaltou a importância da parceria entre Legislativo e Executivo para atender às demandas da população. Ele destacou que o recapeamento chega a bairros onde o asfalto tem quase cinco décadas.
“É um benefício esperado há muito tempo. Só aqui são mais de cem ruas que vão receber intervenção. É a prefeitura atendendo a comunidade, garantindo mobilidade e qualidade de vida a quem paga seus impostos e quer ver retorno”, disse.
Expectativa dos moradores
Moradores também relataram a expectativa com as novas obras. O servidor público José Eri Veloso da Silva lembrou que a ligação entre a Avenida Pedro Rasmussen e a BR-153 era uma das áreas mais críticas. “Antes era muita dificuldade de tráfego, muitos buracos, e a duplicação melhorou muito. Agora esperamos que essa nova etapa beneficie todo o Bairro Feliz, Vila Moraes e região, que aguardam por esse serviço há quase 50 anos”, afirmou.




