Vendas crescem 11% em relação ao ano anterior, impulsionadas por maior volume de pedidos
Recorde recente no comércio digital
O comércio eletrônico brasileiro encerrou a Black Friday de 2025 com faturamento de R$ 4,76 bilhões, segundo dados da plataforma Confi Neotrust. O resultado representa um avanço de 11,2% frente a 2024, quando as vendas somaram R$ 4,26 bilhões.
Mais pedidos, tíquete médio menor
O crescimento foi sustentado pelo aumento expressivo no número de pedidos, que atingiu 8,69 milhões — alta de 28% em comparação ao ano passado. Apesar disso, o tíquete médio recuou 12,8%, passando de R$ 634,40 para R$ 553,60.
Produtos mais buscados
Televisores, smartphones e geladeiras lideraram as vendas, com faturamentos de R$ 443,2 milhões, R$ 388,7 milhões e R$ 273,2 milhões, respectivamente. Entre os itens individuais de maior destaque estiveram o ar-condicionado Split da Samsung de 12 mil BTUs, o iPhone 16 de 128 GB na cor preta e a Smart TV Samsung Crystal Gaming Hub de 70 polegadas.
Comparativo histórico
Os números de 2025 são os mais elevados desde 2021, quando o setor atingiu R$ 5,1 bilhões, em meio ao auge das compras online durante a pandemia de Covid-19.
Estratégia do consumidor
De acordo com Léo Bicalho, head de negócios da Confi Geotrust, os consumidores adotaram postura calculada ao esperar descontos mais agressivos para adquirir produtos de maior valor. “A antecipação das compras ao longo do mês permitiu que o consumidor dividisse seu orçamento de forma inteligente: garantindo itens de recorrência e moda ao longo da semana, e reservando o capital principal para a ‘compra de desejo’, TVs e linha branca, na sexta-feira oficial.”
Black November em expansão
No acumulado de novembro, até o dia 27, o ecommerce somou R$ 39,2 bilhões em vendas, crescimento de 36,2% sobre 2024. Foram 124,9 milhões de pedidos, alta de 48,8%, enquanto o tíquete médio caiu 8,5%, para R$ 313. O movimento reforça a tendência do chamado “Black November”, em que promoções são distribuídas ao longo do mês para reduzir a concentração de vendas apenas na sexta-feira.
Monitoramento em tempo real
Os dados foram coletados pela ferramenta Hora a Hora da Confi Neotrust, que acompanha transações de mais de 7.000 lojas parceiras e o comportamento de cerca de 80 milhões de consumidores digitais. A plataforma atualiza indicadores de faturamento, unidades vendidas e preços em recortes regionais e por categoria, abrangendo mais de 2.000 subdivisões do comércio eletrônico.



