Sistema de estacionamento rotativo será modernizado e ampliado para mais de 10 mil vagas em regiões estratégicas da capital
A Prefeitura de Goiânia deu início a uma ampla reformulação no sistema de estacionamento rotativo da cidade. Com a publicação dos decretos nº 2.856 e nº 2.857/2025, que integram o Programa Nova Mobilidade, a capital caminha para a implantação da nova Área Azul, que promete transformar a gestão dos espaços públicos destinados a veículos.
Expansão e modernização do sistema
A medida, conduzida pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), estabelece a Política de Estacionamento Integrado e a Política de Mobilidade Urbana Digital. O novo modelo prevê a ampliação das atuais 3.841 vagas para mais de 10 mil, distribuídas em bairros de grande circulação como Campinas, Centro, Região da 44, Setor Oeste, Setor Marista, Jardim Goiás, Setor Bueno e Setor Universitário.
Segundo o secretário Tarcísio Abreu, a iniciativa busca garantir maior rotatividade e acesso democrático aos espaços públicos. “A Área Azul é uma ferramenta essencial para fortalecer o comércio. Recebemos muitas reclamações de lojistas sobre motoristas que deixam o carro o dia inteiro, ocupando o espaço que deveria ser rotativo. Com o novo sistema, o cliente que vai comprar ou resolver algo rápido encontrará vaga disponível, o que fortalece o comércio e melhora a mobilidade”, afirma.
Sistema digital e fiscalização eficiente
A transição para o novo modelo será marcada pela digitalização do serviço. Empresas credenciadas por meio de chamamento público serão responsáveis pela operação do sistema, incluindo o desenvolvimento de aplicativos móveis para aquisição de créditos eletrônicos e monitoramento em tempo real da ocupação das vagas.
Entre os principais benefícios da nova Área Azul estão:
- Expansão de vagas em áreas comerciais e de grande fluxo;
- Pagamentos eletrônicos com múltiplas opções digitais;
- Fiscalização automatizada, com mais segurança e transparência;
- Integração com outros modais de transporte;
- Estímulo à mobilidade sustentável e à rotatividade efetiva.
Atualização tarifária e viabilidade econômica
O valor cobrado pelo uso das vagas, que estava congelado desde 2015, foi reajustado para R$ 2,15 por hora e R$ 4,30 por duas horas. Os novos preços refletem os avanços tecnológicos e os custos operacionais do sistema. “Esse é um avanço importante para Goiânia. Por mais de uma década o valor permaneceu congelado, enquanto a cidade cresceu e as tecnologias evoluíram. Agora teremos um sistema moderno, justo e eficiente, que trará retorno real ao cidadão”, pontua Tarcísio Abreu.
Próximos passos e expectativa de implementação
O estudo técnico que fundamenta a nova estrutura foi apresentado ao prefeito Sandro Mabel em março, com base em dados sobre ocupação, tempo médio de permanência e rotatividade. A partir dos decretos, a SET tem autonomia para conduzir as etapas seguintes, que incluem o credenciamento das operadoras, instalação da sinalização e início da operação.
A previsão é que o sistema entre em funcionamento ainda neste ano, consolidando mais uma ação do Programa Nova Mobilidade. “Vamos avançar progressivamente na sinalização das vagas adicionais e Goiânia viverá um novo momento da mobilidade urbana. A publicação dos decretos é um passo decisivo para entregar à população um sistema transparente, digital e integrado”, conclui o secretário.



