Ação, autorizada pelo STF, mira organização suspeita de corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro; alvos incluem aliados do União Brasil
Brasília, São Paulo e Tocantins – A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (31) a oitava fase da Operação Overclean, investigação que apura irregularidades envolvendo o uso de emendas parlamentares ao Orçamento. Entre as suspeitas estão fraudes em licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Mandados e bloqueios
Na etapa desta sexta, a PF cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo, Palmas e Guarupi (TO). Também foram sequestrados valores considerados ilícitos pelas autoridades. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os alvos está Luiz França, que se apresenta nas redes sociais como secretário nacional do Podemos, mas não integra a executiva do partido, conforme o site da sigla.
Histórico da operação
Fases anteriores da Overclean apontaram a atuação de um grupo criminoso que teria atingido o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, especialmente na Bahia.
Segundo a PF, o grupo direcionava recursos de emendas parlamentares e convênios para empresas ligadas a administrações municipais, resultando em superfaturamento de obras e desvios financeiros. Estima-se que cerca de R$ 1,4 bilhão tenham sido movimentados em contratos fraudulentos.
Alvos políticos
O inquérito, que também envolve pessoas ligadas ao União Brasil, foi encaminhado ao Supremo por citar o deputado federal Elmar Nascimento, representante do partido na Bahia.



