Decisão da Comissão de Arbitragem atinge juízes e integrantes do VAR de São Paulo x Palmeiras e Red Bull Bragantino x Grêmio, que serão submetidos a “aprimoramento e avaliação interna” antes de retornarem aos jogos.
A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão dos quadros de arbitragem envolvidos em partidas da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, após a identificação de falhas consideradas notórias. O comunicado foi emitido na noite deste domingo, 5 de outubro.
A suspensão afeta, inicialmente, a equipe que atuou no clássico entre São Paulo e Palmeiras. O árbitro catarinense Ramon Abatti Abel ignorou uma penalidade máxima assinalada sobre o palmeirense Allan contra Gonzalo Tapia na área. Da mesma forma, o árbitro de vídeo (VAR) paulista Ilbert Estevam da Silva não interveio no lance.
De acordo com a nota oficial da Comissão de Arbitragem da CBF, os profissionais suspensos “serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades”.
Partidas sob investigação e críticas do Grêmio
A medida de afastamento também foi aplicada aos árbitros do confronto entre Red Bull Bragantino e Grêmio, que terminou com a derrota do clube gaúcho por 1 a 0 no sábado (4/10). A diretoria do Tricolor Gaúcho expressou fortes queixas contra o trabalho da arbitragem, mencionando dois momentos cruciais.
O primeiro ponto de discórdia ocorreu ao final do primeiro tempo, quando o zagueiro Kannemann recebeu cartão vermelho direto por suposta agressão a Pedro Henrique. O VAR não atuou no caso, embora a nota da CBF indique que “não houvesse imagem conclusiva de falta”. Adicionalmente, o Grêmio questionou a marcação do pênalti supostamente cometido por Marlon no último minuto, lance que resultou no gol da vitória do Bragantino.
O juiz paranaense Lucas Casagrande e o árbitro de vídeo Gilberto Rodrigues Castro Junior também foram incluídos no processo de “aprimoramento” antes de serem escalados novamente.
A suspensão divulgada pela CBF atesta, em última instância, a ocorrência de problemas nas partidas, gerando ampla repercussão na mídia especializada. Apesar da evidência de erros, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, conhecido por suas críticas frequentes à arbitragem, optou por uma postura defensiva, argumentando publicamente que não houve penalidade na jogada envolvendo Tapia e Allan.