“A assinatura desse termo de cooperação entre a Prefeitura, o Conecta Goiás, a Fecomércio e o Siese vai trazer mais segurança para a população. Através da tecnologia, com o uso da inteligência artificial, o cidadão poderá se deslocar com mais tranquilidade, sem aquela sensação de insegurança — realidade que já estamos vivendo em nossa cidade.” Destacou o prefeito Fernando Pellozo.
Iniciativa une poder público, setor privado e moradores para ampliar a vigilância urbana e fortalecer a prevenção de crimes
A Prefeitura de Senador Canedo oficializou, nesta sexta-feira (3), o lançamento do Projeto Segurança Colaborativa, iniciativa inédita no estado que integra o programa Conecta Goiás. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SESP), em parceria com o Governo de Goiás, a Fecomércio e o Siese-GO, o projeto visa aprimorar a segurança pública por meio da tecnologia e da cooperação entre diferentes setores da sociedade.
O sistema funciona com a interligação de câmeras de videomonitoramento em uma rede inteligente, permitindo maior capacidade de resposta em situações de risco. Empresas associadas ao Siese-GO poderão disponibilizar imagens de câmeras externas voltadas para vias públicas, que serão conectadas diretamente à Central de Videomonitoramento do município.
Residências e condomínios também poderão aderir ao projeto, ampliando a cobertura da vigilância urbana. “Com essa iniciativa, o nosso objetivo é que todas as câmeras do município estejam integradas em uma única plataforma, onde seja possível identificar placas de veículos e realizar reconhecimento facial, ferramentas necessárias para elucidar crimes”, afirmou o Coronel Nolasco, superintendente de Tecnologia em Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás.
Com a assinatura do termo de cooperação, Senador Canedo expande sua Central de Videomonitoramento, que já opera com cerca de 1.800 câmeras ativas. O investimento em tecnologia tem contribuído para que o município seja reconhecido como a quinta cidade mais segura da região Centro-Oeste.
O prefeito Fernando Pellozo destacou os benefícios da iniciativa: “A assinatura desse termo de cooperação entre a Prefeitura, o Conecta Goiás, a Fecomércio e o Siese vai trazer mais segurança para a população. Através da tecnologia, com o uso da inteligência artificial, o cidadão poderá se deslocar com mais tranquilidade, sem aquela sensação de insegurança — realidade que já estamos vivendo em nossa cidade.”