Intervenções em drenagem e pavimentação visam reduzir alagamentos e garantir mobilidade urbana; 65 trechos são recapeados com apoio do Governo de Goiás
“Não vamos admitir ver a cidade atolada na lama, nos buracos e no lixo, como nós encontramos Aparecida no início deste ano, quando assumimos o governo. Por isso, eu determinei que essas obras sejam feitas agora, para garantir a mobilidade, a limpeza e a organização do município também na época chuvosa”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
Com a proximidade do período chuvoso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem acelerado obras de infraestrutura em áreas vulneráveis da cidade. A gestão do prefeito Leandro Vilela (MDB) atua de forma preventiva para minimizar os impactos das chuvas, como alagamentos, erosões e danos ao pavimento. Entre os locais que receberam intervenções estão a Alameda B, no setor Chácara São Pedro; o cruzamento das Avenidas Jataí e Palmeiras, no Jardim dos Buritis; e a Rua Jandaia, na Vila Brasília.
Na Alameda B, onde os alagamentos tornavam o tráfego inviável, foram construídas novas galerias pluviais e pavimentado um trecho de 150 metros. A rede de drenagem agora direciona o volume de água da Rua P-7 e da própria Alameda para o Córrego Almeida, a cerca de 100 metros do local. A via também recebeu nova sinalização viária. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até dez dias.

Recapeamento Avenida São Paulo
Outras frentes de obras estão em andamento nas ruas Jandaia e Marabá, na Vila Brasília, e na Rua Visconde de Barbacena, no Parque Real. No último período chuvoso, essas vias sofreram com a força da enxurrada, que arrancou o asfalto e causou transtornos à população. A prefeitura readequou as redes de drenagem, realizou terraplanagem e implantou nova pavimentação, com ajustes finais nas bocas de lobo.
No Jardim dos Buritis, o cruzamento entre as Avenidas Jataí e das Palmeiras foi concretado, solução adotada também nos acessos à Avenida Santana. A medida visa suportar o tráfego intenso de caminhões e evitar a formação de buracos durante as chuvas. A obra deve ser finalizada em até dez dias.
O secretário municipal de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, destacou o padrão técnico das intervenções. “Todas essas intervenções são feitas com alto padrão de qualidade. Além do preparo das equipes, elas levam materiais de excelência, de longa vida, como o asfalto CBUQ, que é usinado e muito mais resistente; são obras para ficarem definitivamente feitas”, disse.
Além das obras pontuais, a gestão municipal, em parceria com o Governo de Goiás, realiza o recapeamento de 65 trechos de vias urbanas, totalizando 131 quilômetros de novo asfalto. A iniciativa contempla avenidas como Geraldo Padeiro, no setor Santa Luzia; de Furnas e Padre Marcelino, no Village Garavelo; e Santana, na região leste. A Avenida Independência também já recebeu nova capa asfáltica.
Os recursos para o recapeamento, no valor de R$ 15 milhões, foram viabilizados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), pela primeira-dama Gracinha Caiado e pelo vice-governador Daniel Vilela. As Avenidas Igualdade e Liberdade, no Garavelo, foram asfaltadas neste fim de semana, com execução em horários planejados para não prejudicar o comércio local.
Outra obra em andamento é a construção de uma ponte que ligará os bairros Veiga Jardim 3 e Colinas de Homero. O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, visitou o canteiro na última sexta-feira (26) e elogiou o ritmo das obras. “Estou admirado com o desenvolvimento de Aparecida; a cidade está limpa, conservada e com o pavimento já quase todo novo”, declarou.

Obras de recapameamento Avenida Igualdade Setor Garavelo e Avenida Marechal Rondon, Buriti Sereno.