“Estamos fazendo a cidade andar e vamos recapear uma série de lugares. Essa é uma obra que vai usar concreto betuminoso e microrrevestimento, já que essa técnica permite preservar trechos que ainda estão em bom estado e otimizar recursos. Queremos agilidade e qualidade, garantindo segurança e trafegabilidade para os motoristas”, declarou o prefeito Sandro Mabel.
Obras devem ser concluídas em até 60 dias e prometem mais segurança e durabilidade para motoristas
A Prefeitura de Goiânia intensificou o ritmo das obras de recapeamento em 52 ruas e avenidas dos setores Marista e Oeste. A intervenção, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), atende a demandas de moradores, comerciantes e condutores que circulam pela região. O novo pavimento busca melhorar a qualidade das vias, reduzir os custos de manutenção e ampliar sua vida útil.
Com investimento de R$ 7,8 milhões, os trabalhos tiveram início em 18 de setembro e devem ser concluídos em até 60 dias. Nesta sexta-feira (26), a Rua 144, no Setor Marista, recebeu o serviço. As equipes iniciaram a sinalização e o fechamento das vias às 5h30, com início da aplicação do novo asfalto às 7h. A jornada se estendeu até as 19h.
O bombeiro hidráulico Jocélio Silva, de 55 anos, elogiou a qualidade do material utilizado. “São mais de 3 centímetros de asfalto. Não é aquela casca de ovo que colocavam antes. É coisa pra durar. Estão de parabéns”, afirmou. Ele costuma visitar a filha que mora na região e acompanha de perto as melhorias.
Já o motociclista de aplicativo Pablo Muniz de Godoy destacou os benefícios para quem depende da mobilidade urbana no dia a dia. “Hoje o asfalto estava bem ruim, a moto trepidava muito e isso atrapalhava tanto meu trabalho quanto minha segurança. Essa obra é um grande benefício, vai melhorar nossa agilidade no trânsito e trazer mais segurança. É um retorno justo pelo imposto que pagamos”, disse.
A ordem de serviço, assinada pelo prefeito Sandro Mabel, prevê o uso de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) em 37 vias do Setor Marista, especialmente nos trechos mais danificados. Outras 15 ruas do mesmo setor e uma no Setor Oeste receberão microrrevestimento asfáltico, técnica que renova o pavimento e prolonga sua durabilidade.
O trabalho é executado pelo Consórcio CFJ, vencedor da Concorrência Pública Nº 001/2023, responsável também pelo recapeamento do Setor Guanabara e do acesso à Ceasa. As etapas incluem remendo profundo, reciclagem de base, aplicação de geogrelha, pavimento de concreto, pintura de ligação e uso de CBUQ e microrrevestimento.
“Estamos fazendo a cidade andar e vamos recapear uma série de lugares. Essa é uma obra que vai usar concreto betuminoso e microrrevestimento, já que essa técnica permite preservar trechos que ainda estão em bom estado e otimizar recursos. Queremos agilidade e qualidade, garantindo segurança e trafegabilidade para os motoristas”, declarou o prefeito.
