Criador do conceito de cidades-esponja estava em avião que caiu em Aquidauana (MS); outras três pessoas também morreram
Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) deixou quatro mortos em Aquidauana, município do Mato Grosso do Sul localizado no Pantanal. Entre as vítimas está o arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial na área e idealizador do conceito de cidades-esponja.
A informação da morte foi confirmada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Yu esteve recentemente na abertura da Bienal de São Paulo, onde apresentou projetos baseados em sua técnica de planejamento urbano. O conceito de cidades-esponja consiste em utilizar vegetação e redes de canais hídricos para revitalizar paisagens urbanas, reduzindo o risco de enchentes e eventos climáticos extremos.
Detalhes do acidente
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave — fabricada em 1958 e registrada sob a matrícula PT-BAN — estava regular, mas não tinha autorização para voar à noite nem para operar como táxi aéreo. O piloto e proprietário do avião, Marcelo Pereira de Barros, também morreu na queda.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram acionados para realizar a coleta de dados iniciais.
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul também acompanha o caso. Em nota, declarou: “Equipes da PCMS, incluindo peritos criminais, estão em campo para a realização de procedimentos de praxe e o levantamento de dados preliminares”.
Legado de Kongjian Yu
Considerado um dos maiores arquitetos da atualidade, Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e fundador do escritório de arquitetura e paisagismo Turenscape. Sua abordagem voltada à sustentabilidade influenciou projetos em diversos países, inclusive no Brasil.
A morte do arquiteto representa uma grande perda para a arquitetura e o urbanismo contemporâneos, sobretudo em um momento em que o mundo discute os efeitos das mudanças climáticas e busca soluções de adaptação para grandes cidades.



