Capital apresenta avanços estruturais e tecnológicos durante fórum nacional com gestores de transporte público
“Goiânia está implementando a metronização, para que o ônibus circule como metrô, com maior velocidade. Já temos alguns trechos funcionando e a meta é chegar a 240 quilômetros em quatro anos”, explicou o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito Sandro Mabel abriu nesta terça-feira (16), em Goiânia, a 122ª edição do Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, destacando os principais avanços que posicionam a capital como modelo de inovação no setor. O evento, realizado no K Hotel, reúne representantes de grandes cidades brasileiras e especialistas em políticas públicas de transporte.
Entre as iniciativas apresentadas estão a metronização do transporte coletivo, a implantação de corredores viários com sincronização semafórica (Onda Verde), a liberação de faixas de ônibus para motociclistas e o projeto Direita Livre, que permite conversões à direita mesmo com o sinal vermelho, em pontos previamente sinalizados.
O presidente do Fórum, Ogeny Maia, elogiou o protagonismo da cidade. “Goiânia tem feito inovações, está trazendo novos corredores, implantando biarticulados elétricos, que são uma novidade de mercado. a cidade se destaca pela pujança e pela recuperação do sistema de mobilidade e trânsito”, afirmou.
Luiz Carlos Néspoli, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), reforçou que as ações estão alinhadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana. “As medidas estão em sintonia com a política nacional de mobilidade urbana. o avanço é rápido e a capital é exemplo para o país”, declarou.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou o esforço da atual gestão em quitar débitos herdados e reorganizar os investimentos no setor. “Estamos refinando aquilo que é a necessidade de investimentos no sistema”, pontuou.
Segundo o prefeito, Goiânia investiu R$ 232 milhões em 2025 em subsídios para manter a tarifa do transporte público e renovar a frota e as estações. O montante representa 41,2% do subsídio total, mesmo percentual aplicado pelo governo estadual. Até agosto, os investimentos somam quase meio bilhão de reais.
A metronização, que simula o funcionamento de um metrô com ônibus em faixas exclusivas e sem interferência viária, já reduziu em até 30% o tempo de viagem nos trechos implantados. A meta é alcançar 240 quilômetros de vias adaptadas nos próximos quatro anos.
A capital também já conta com quatro corredores viários em operação e prepara o quinto, na Avenida T-7. A reorganização das vias e a sincronização dos semáforos reduziram significativamente o tempo de deslocamento. Na Avenida Jamel Cecílio/136, por exemplo, o tempo de travessia caiu de cerca de 25 minutos para 12 a 13 minutos nos horários de pico.

