Intervenções incluem sincronização semafórica, retirada de semáforo na Rua 96 e nova Direita Livre para reduzir congestionamentos e priorizar o transporte coletivo
“É um corredor importante e que ficava congestionado por falta de alguns pontos que precisavam ser melhorados. Nós fizemos todas as intervenções da Praça Cívica até a rotatória do Vila Nova”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
A Prefeitura de Goiânia entregou, nesta sexta-feira (29), um conjunto de intervenções no Corredor da Avenida Universitária, com foco na melhoria da mobilidade urbana e na fluidez do tráfego. As ações incluem a implantação da chamada “Onda Verde”, que sincroniza os semáforos ao longo do trecho, a retirada do semáforo de conversão à esquerda para acesso à Rua 96, a criação de um novo ponto de Direita Livre e a revitalização completa da sinalização horizontal e vertical.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, as medidas foram embasadas em estudos técnicos e têm como objetivo reduzir em até 30% o tempo de deslocamento dos motoristas. “É um corredor importante e que ficava congestionado por falta de alguns pontos que precisavam ser melhorados. Nós fizemos todas as intervenções da Praça Cívica até a rotatória do Vila Nova”, afirmou Mabel, destacando que o transporte coletivo é prioridade na capital. Ele também anunciou que o próximo eixo a receber melhorias será o da Avenida 85.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcisio Abreu, explicou que a retirada do semáforo na Rua 96 foi decidida após análise técnica que apontou baixo fluxo de veículos e filas curtas absorvidas pelo recuo existente. “O semáforo de conversão à esquerda para acesso à Rua 96 foi removido após avaliação técnica, que indicou baixo volume de tráfego e filas curtas absorvidas pelo recuo existente. O local foi substituído por sinalização de ‘Parada Obrigatória’. Agora, veículos podem atravessar a Avenida Universitária aproveitando as brechas do semáforo na Praça Cívica”, detalhou.
A faixa exclusiva para ônibus entre a Praça Cívica e a Praça da Bíblia foi mantida, e a sinalização da Praça Universitária passou por requalificação completa. Foram proibidos estacionamentos em áreas de giro, aproximações de rotatórias e baias de embarque e desembarque, com o objetivo de garantir maior segurança e organização no fluxo viário.
Durante a entrega das melhorias, o vereador Anselmo Pereira elogiou a iniciativa. “A Direita Livre é uma realidade, e a metronização é exemplo a ser seguido por outros municípios que, inclusive, já estiveram em Goiânia para verificar como o transporte coletivo é prioridade no município”, declarou.
Este é o quarto corredor viário entregue pela atual gestão. Já estão em funcionamento os corredores Castelo Branco/Mutirão, Jamel Cecílio/136 e 24 de Outubro. As intervenções fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que prevê a reestruturação de 36 corredores em Goiânia, com foco na eficiência do transporte público e na segurança viária.
