Prefeitura inicia obras em dez bairros como parte do Programa Asfalta Goiânia, que prevê melhorias em toda a capital
“Nós estamos fazendo bem pontualmente, bem cirúrgico, porque é um dinheiro muito grande, é um gasto muito grande. Não pode entrar num bairro e fazer inteiro gastando um absurdo por quilômetro. Então, nós estamos fazendo assim: pode ter lugares que serão 500 metros de um tipo de pavimento e 300 metros de outro devido a um boa condição do asfalto no meio desse trecho. E vamos fazer assim em toda a cidade. Sempre soltando o serviço para toda a cidade pontualmente e com entrega de no máximo 40 dias”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
A Prefeitura de Goiânia deu início nesta segunda-feira (25) às obras de recapeamento em 19 ruas da Região Noroeste da capital. A ação integra a primeira etapa do Programa Asfalta Goiânia e contempla dez bairros com quase 15 quilômetros de novo pavimento. O investimento nesta fase é de R$ 6 milhões.
O prefeito Sandro Mabel assinou a ordem de serviço e destacou que o programa prevê um aporte total de R$ 500 milhões para requalificação viária em toda a cidade. Segundo ele, os trabalhos serão realizados com base em critérios técnicos e sob demanda, priorizando as áreas mais carentes de infraestrutura.
Além do recapeamento, Mabel anunciou que será implementado o plano de macrodrenagem desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com o objetivo de mitigar os alagamentos recorrentes em Goiânia.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, informou que os serviços serão executados pelo Consórcio Recape Gyn, utilizando técnicas como remendo profundo, reciclagem de base, base de solo estabilizado granulometricamente, fresagem, reforço com geogrelha, pavimentação de concreto, pintura de ligação e microrrevestimento asfáltico com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). O contrato também prevê intervenções nas regiões Oeste e Sudoeste da cidade.
“Estamos começando aqui na região Noroeste, mas o programa irá atender toda Goiânia. Onde não foi feito, nós vamos fazer. Esse é um programa de restauração da pavimentação que, por determinação do prefeito Sandro Mabel, vamos analisar e verificar onde é possível fazer o recapeamento ou depois fazer um microrrevestimento para prolongar a vida útil da pavimentação”, explicou Lacerda.
O superintendente de Obras do consórcio, Luiz Pereira Rodrigues Júnior, detalhou os bairros que serão atendidos nesta etapa: Parque Tremendão, Jardim Curitiba, Residencial Morada do Sol, Setor Novo Planalto, Residencial Brisas da Mata, Estrela Dalva, Residencial Maringá, Recreio Panorama, Bairro Floresta e Finsocial.
“Esperamos dar uma boa recuperação nesses pavimentos, principalmente nas linhas de ônibus, onde já tem um certo tempo de deterioração. Então a gente vai fazer um trabalho de recomposição desse pavimento asfáltico, dando uma cara nova a ele. Esse é o principal objetivo com o nosso trabalho e também qualidade de serviço”, pontuou.
Moradores também comemoram o início das obras. Adelubes Barbosa Adorno, presidente da Associação de Moradores do bairro Boa Vista, afirmou que a demanda por melhorias no asfalto era antiga. “Graças a Deus, o nosso prefeito já está executando essas obras. Com elas, a gente vê uma valorização, vê melhoria na mobilidade, enxerga um crescimento, e o povo só tem como ganhar com essas obras”, declarou.
