Obras beneficiam transporte escolar, mobilidade de produtores e segurança viária nas regiões mais afastadas do município
A prefeitura de Rio Verde (GO) concluiu e entregou quatro novas pontes na zona rural do município, como parte de um pacote de investimentos em infraestrutura voltado ao desenvolvimento das áreas agrícolas e ao transporte escolar. As obras, que somam R$ 1,4 milhão em recursos públicos, foram autorizadas pelo prefeito Paulo do Vale e visam melhorar a trafegabilidade em regiões estratégicas para o escoamento de grãos e circulação de veículos de grande porte.
As novas estruturas substituem antigas pontes de madeira por modelos em concreto, com dimensões adequadas para suportar o trânsito de máquinas agrícolas, que hoje ultrapassam seis metros de largura. Segundo o coordenador da Sala do Agro, Guilherme Campos, “a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto com espaçamento adequado para o transporte de máquinas agrícolas é fundamental”.
Desde 2017, o município já executou mais de 50 obras de construção e recuperação de pontes, com investimentos que ultrapassam R$ 12 milhões. Entre os projetos recentes, destacam-se as pontes sobre os córregos do Café, Goiabeira, Pindaíba e da Matinha, que garantem acesso seguro às comunidades rurais.
Além das novas construções, a prefeitura também tem realizado a manutenção de pontes existentes. Até o momento, 15 estruturas passaram por obras de recuperação, como as pontes do Córrego do Feixo e do Córrego Lajeado, que foram reforçadas para garantir a segurança de pedestres e veículos.
As entregas fazem parte de uma estratégia de longo prazo para preparar a infraestrutura rural para a chegada do asfalto em estradas vicinais. “Precisamos garantir que nossas pontes estejam prontas para esse novo cenário”, afirmou Campos.