Evento promovido pela Prefeitura em parceria com o Buriti Shopping e ONGs reforça políticas públicas de proteção animal
“É gratificante ver tantas famílias abrindo o coração para receber um novo integrante em casa. Nosso objetivo é transformar a vida desses animais e também das pessoas que os acolhem”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), realizou no último sábado (23), mais uma edição da Feira de Adoção Responsável de Animais. A ação, promovida em parceria com o Buriti Shopping e organizações não governamentais, resultou na adoção de 38 cães e gatos em apenas uma hora e meia de evento. Todos os animais adotados receberam o vale-castração oferecido pelo Programa de Atenção e Tratamento Animal (Pata), que garante o procedimento de forma gratuita.
A feira foi realizada na passarela do Buriti Shopping e contou com ampla participação da comunidade local. A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, celebrou o resultado da iniciativa. “É gratificante ver tantas famílias abrindo o coração para receber um novo integrante em casa. Nosso objetivo é transformar a vida desses animais e também das pessoas que os acolhem”, afirmou.
Segundo Pollyana, os animais disponibilizados para adoção são resgatados das ruas por moradores, tutores ou voluntários das ONGs parceiras. “Esta é uma parceria que tem dado certo desde que iniciamos o programa. Centenas de animais encontraram um lar e não estão mais sofrendo as intempéries das ruas e do abandono, vivendo em lares amorosos e responsáveis”, completou.
Além das feiras de adoção, o município tem investido em políticas permanentes de controle populacional. O Centro de Castração Animal, que integra o Programa Pata, já realizou mil procedimentos em seus três primeiros meses de funcionamento. A estimativa é que essa ação tenha evitado o nascimento de cerca de 100 mil animais em situação de vulnerabilidade.
O programa foi instituído pela atual gestão do prefeito Leandro Vilela, com apoio da primeira-dama Lana Bezerra, e contempla não apenas a castração gratuita, mas também campanhas educativas e ações contínuas de adoção responsável.