Auditoria revela esquema envolvendo reativação de cadastros de beneficiários falecidos; Polícia Civil investiga o caso
“Identificamos 55 casos com irregularidades, com prejuízo de R$ 3 milhões. E, graças ao nosso controle, conseguimos evitar mais prejuízos”, declarou o prefeito Sandro Mabel.
A Prefeitura de Goiânia, sob determinação do prefeito Sandro Mabel, realizou auditoria na folha de pagamento do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (GoiâniaPrev) e identificou indícios de fraude que ultrapassam R$ 3 milhões em prejuízo aos cofres públicos. As irregularidades foram cometidas por funcionários de uma empresa terceirizada e tiveram início em 2023.
De acordo com a administração municipal, o esquema consistia na reativação de cadastros de aposentados falecidos e pensionistas com registros desativados, com posterior alteração dos dados bancários para contas de terceiros. Quatro funcionários da empresa foram afastados e estão sob investigação.
“Identificamos 55 casos com irregularidades, com prejuízo de R$ 3 milhões. E, graças ao nosso controle, conseguimos evitar mais prejuízos”, declarou o prefeito Sandro Mabel. Ele reforçou o compromisso da gestão com a transparência e o zelo pelo uso dos recursos públicos.
A Prefeitura comunicou o caso à Polícia Civil, que já iniciou as investigações. “As contas bancárias utilizadas já foram identificadas, muitas delas em outros estados. O caso agora está com a polícia e estamos à disposição para colaborar com o que for necessário”, afirmou Mabel.
A Controladoria-Geral do Município segue com auditorias em todos os contratos e folhas de pagamento, com o objetivo de prevenir novas irregularidades. Até o momento, não há indícios de envolvimento de servidores públicos municipais.
“Seguimos com auditorias para que qualquer irregularidade que exista seja identificada. Esse é o compromisso da nossa gestão, preservar as verbas públicas para que sejam aplicadas adequadamente”, concluiu o prefeito.
Foto: Alex Malheiros